INFRAESTRUTURA: Vida Nova nas Grotas entra em nova etapa com a construção de parques lineares

O Governo de Alagoas deu início a uma nova fase do Programa Vida Nova nas Grotas, em Maceió. Trata-se da construção de parques lineares. O primeiro deles será erguido na Grota do Cigano, em Mangabeiras. A autorização para o início das obras foi assinada, na manhã desta sexta-feira (21), pelo governador Renan Filho e o secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório. Na mesma área, o chefe do Executivo anunciou a edificação de uma Clínica da Família.

“Essa é uma solução inovadora, moderna”, disse Renan Filho, ao se referir ao Parque Linear. “Aqui nós vamos construir uma Clínica da Família com seis equipes de Saúde da Família, capazes de atender algo em torno de 15 mil pessoas, em todos os serviços de saúde”, acrescentou o governador.

O investimento na construção do Parque Linear da Grota do Cigano será de R$ 1,8 milhão, oriundo do governo estadual e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A obra deve ficar pronta dentro de seis meses. Já a Clínica da Família está orçada em cerca de R$ 8 milhões.

A obra de construção do Parque Linear vai beneficiar diretamente os cerca de 40 mil moradores da Grota do Cigano, a maior da capital alagoana. A área de aproximadamente 6.156,67m² terá acesso pela Avenida Gustavo Paiva ou pela Rua Esperança, ambas em Mangabeiras, e integrará o bairro da parte baixa à Grota do Cigano e ao Jacintinho.

O terreno onde será erguido o Parque Linear pertencia a um grupo empresarial e foi desapropriado pelo Governo do Estado. A primeira providência determinada pelo governador Renan Filho foi derrubar o muro que cercava o imóvel para executar a obra, que privilegia a convivência urbana. “A derrubada do muro é simbólica. Cai um muro e abre-se um novo espaço para a sociedade poder conviver, integrando bairros, abrindo outras oportunidades para a juventude. Aqui certamente surgirão novos pequenos negócios”, destacou o governador.

Renan Filho assegurou, ainda, que vai dar seguimento à construção de Parques Lineares, paralelamente às obras do programa Vida Nova nas Grotas, que avançam em Maceió, implementadas pelo Governo do Estado em parceria com o ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos). O próximo Parque Linear será erguido na Grota da Freira.

Botão Voltar ao topo