Saúde promove semana de ações em alusão à luta antimanicomial

As atividades acontecem de 17 a 21 de maio em todos os CAPS da capital
Foto: Internet

Em 18 de maio, comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial e, para expandir a reflexão sobre o tema, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou uma semana de ações voltadas à causa. A programação, que se inicia nesta segunda-feira (17), inclui atividades como mostra fotográfica, rodas de conversas, apresentações artísticas, exposição de produtos desenvolvidos pelos usuários, entre outros.

“Esse dia é muito importante e precisa ser lembrado, pois reflete um marco no cuidado em saúde mental dos pacientes que por muitos anos foram expostos a tratamentos abusivos e muitas vezes agressivos. Hoje o cuidado é voltado para o atendimento humanizado e respeitando as individualidades de cada paciente”, disse Sheila Ferro, gerente de Atenção Psicossocial da SMS.

Para iniciar as atividades, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, na Serraria, fará uma exposição, nesta segunda-feira à tarde, de produtos desenvolvidos pelos usuários atendidos no local. No mesmo dia, também inicia, no prédio sede da SMS, uma mostra fotográfica com fotos produzida pelos participantes das oficinas de fotografia, realizadas em todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da capital.

Na terça-feira (18), o CAPS Noraci Pedrosa desenvolverá uma ação no Corredor Vera Arruda, a partir das 15h, que contará com exposição de banners sobre o tema, apresentação de capoeira e competição de xadrez. Como ato simbólico, a ação será realizada próximo à estátua de Nise da Silveira, médica que atuou sua vida inteira em defesa da causa.

Para a quarta-feira (19), a semana de ação contra luta antimanicomial preparou uma sala de espera para conscientização dos usuários atendidos no CAPS Alcóol e outras Drogas, localizado no Farol; na quinta-feira (20), haverá exposição de artes desenvolvidas pelos usuários atendidos no Dr. Sadi Feitosa de Carvalho, além da apresentação do grupo “As Fridas do Sadi”, ambas no Mirante de Bebedouro.

O término da programação se dará com um varal expositivo, exibição de vídeo e roda de conversa sobre o tema que serão realizados no CAPS Dr. Rostan Silvestre, localizado na Jatiúca.

Polyanna Monteiro/ Ascom SMS

Botão Voltar ao topo