MARACUTAIA: Vereadores de Delmiro Gouveia antecipam eleição da Mesa Diretora e reelegem Marcos Costa (PSC)

Processo eleitoral ocorreu sem a presença da bancada de Oposição que já entrou na Justiça

Os vereadores do município de Delmiro Gouveia, no Alto Sertão alagoano, na tarde da última sexta-feira (30/4), anteciparam a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o próximo biênio 2023/2024 e reelegeram, com 7 votos, o atual presidente Marcos Costa (PSC) e os demais membros do comando da Casa.

Os quatro parlamentares de oposição, Henriqueta Cardeal (PSD), Geraldo Xavier (PSD, Wendel Emiliano (SD) e Ewerton Rocha (SD), em atitude de protesto, não participaram do processo eleitoral interno, que ocorreu em sessão extraordinária, convocada três dias antes (27/04) pelo presidente Marcos Costa, líder da chapa composta somente pela bancada governista no parlamento.

Os vereadores de oposição, acionaram o Poder Judiciário contra a eleição antecipada, e impetraram um mandado de segurança coletivo com pedido de tutela antecipada na 2ª Vara de Delmiro Gouveia. A liminar foi indeferida hoje, 05, pelo juiz Allysson Jorge Lira de Amorim, que deu prazo de 10 dias para o presidente Marcos Costa prestar informações, e o mesmo período para o Ministério Público Estadual dar o parecer sobre ação.

A eleição da Mesa ocorreu após uma semana conturbada pela votação de um projeto do Executivo, de doação de terrenos para a construção de creches por parte do Governo Estadual. Na tramitação da proposta, a bancada de oposição exigiu a apresentação de toda a documentação necessária para apreciação nas comissões.

O fato gerou enorme desgaste político para a bancada governista, que demonstrou despreparo e falta de articulação política, mesmo sendo maioria na Casa. Com isso, a Administração Municipal foi obrigada a enviar o vice-prefeito Valdo Sandes para entregar a documentação exigida, e explicar à oposição os detalhes do projeto, aprovado posteriormente por unanimidade na última sessão legislativa.

Está tramitando nas Comissões um projeto de autoria da própria Mesa Diretora, requerendo a mudança do Regimento Interno da Câmara, nos artigos 176 e 177, que tratam das votações e deliberações das matérias. A intenção dos governistas é eliminar a paridade entre as bancadas e evitar derrotas para a oposição.

Botão Voltar ao topo