FAKE APELATIVA: Vídeos que mostra filhos de Renan Calheiros usando avião da FAB é falso

Não é verdade que um vídeo mostre filhos do senador Renan Calheiros (MDB-AL) embarcando em uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) para “curtir na praia”, como alegam postagens nas redes sociais.

A origem da gravação não foi localizada, mas constatou que os jovens que aparecem nela não tem qualquer semelhança física com os filhos do parlamentar e que o jatinho não pertence à força.

Publicações com o conteúdo enganoso somavam ao menos 56.300 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (3) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social.

Não é verdade que os jovens que aparecem em vídeo festejando dentro de um avião sejam filhos do senador Renan Calheiros (MDB-AL) ou que a aeronave pertença à FAB (Força Aérea Brasileira). Nenhum dos que estão na gravação se parece com os filhos do parlamentar e a Aeronáutica afirmou que o jatinho mostrado não faz parte de sua frota.

Não foram encontradas a origem do vídeo nem conseguiu identificar as pessoas que nele aparecem. Porém, foi possível verificar que nenhum dos três filhos adultos do senador — Renan Filho, Rodolfo e Rodrigo (veja abaixo, respectivamente) — têm traços semelhantes aos dos jovens da gravação. Em nota, o governo de Alagoas também negou que o governador Renan Filho (MDB) esteja no vídeo.

A FAB desmentiu que o avião fosse seu. Por telefone, a assessoria da força explicou ainda que “nossas aeronaves não são descaracterizadas, há uma inscrição da Força Aérea logo acima das janelas. A pintura é padronizada, e há uma faixa que corre por toda a lateral, marrom ou vermelha, que foge totalmente ao padrão. Na asas também há um símbolo, uma estrela, que não aparece no vídeo”.

Outras versões

Em janeiro de 2016, outras peças de desinformação difundiram o mesmo vídeo alegando que a filmagem mostraria uma filha de Renan Calheiros. Ela, porém, tinha 11 anos na época e não havia crianças na gravação. Em julho de 2015, o conteúdo circulou com a falsa alegação de que mostraria uma das filhas do ex-senador Delcídio do Amaral (PTB-MS), então no PT.

Botão Voltar ao topo