ATENÇÃO: É falsa mensagem que diz que o Governo de Alagoas quer reduzir salários de servidores


Circula no Whatsapp uma mensagem com link  para uma suposta matéria afirmando que o Governo de Alagoas teria proposto a redução de 20% dos salários dos servidores públicos do Estado. A mensagem é falsa. Ao clicar no link, que simula ser do site de notícias G1, aparece a foto do humorista Tiririca – que atualmente é deputado federal -, com uma frase indicando que o texto é falso.

Apesar disso, a “brincadeira” de má fé leva as pessoas que não costumam abrir os links a acreditarem na mensagem. A notícia falsa também já circulou em outros estados.

Diz a mensagem falsa: “Governador de Alagoas propõe redução de 20% nos salários dos servidores públicos por 06 meses. A proposta inclui ativos, aposentados e pensionistas. Projeto segue para votação na assembleia legislativa do estado. 21/02/2021. Não basta o desconto dos 14% da Previdência?”

Ao contrário do que diz a mensagem, além de não haver projeto de redução de salários, o Governo do Estado também está reavaliando as contribuições previdenciárias de parte dos servidores estaduais, com o objetivo de diminuir o percentual descontado dos trabalhadores com os menores salários.

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques Santos, a informação não tem procedência e visa confundir a população sobre o assunto.

“É importante reforçar que, mesmo em um cenário de muitas dificuldades em todo o mundo, nós já começamos o ano garantindo, de forma histórica, o pagamento dos servidores dentro do mês trabalhado. Além disso, também estamos realizando um ciclo de concursos que prevê mais de 6 mil vagas para o provimento de cargos na administração pública local. Isso tudo mostra que temos feito o dever de casa e reforça o compromisso firmado com o funcionalismo”, pontua o secretário Fabrício Marques.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui   para enviar agora.

Botão Voltar ao topo