Vereadores aproveitadores, o povo e a miséria

Em tentativa frustrada de conter a opinião pública referente aos seus atos que ferem a legislação eleitoral vigente, o vereador por Maceió Francisco Sales gravou vídeo atacando membros de combate à corrupção eleitoral. Na gravação, Sales comete vários crimes, como calúnia e difamação. Ele também confessou a distribuição de brindes e feiras sistematicamente. A legislação eleitoral é clara e existe jurisprudência. Com a denúncia protocolada no Ministério Público Eleitoral e na Câmara Municipal de Maceió, essas duas instituições têm o poder de cassar o parlamentar que não respeita a legislação eleitoral e ataca a liberdade de expressão de órgãos de comunicação comprometidos com a verdade.

O vereador é um agente político, eleito para sua função pelo voto direto e secreto da população. Ele trabalha no Poder Legislativo da esfera municipal da federação brasileira. Esse trabalho parlamentar é importante para qualquer cidade.

É o vereador que fiscaliza o prefeito e leva os anseios da população ao Executivo. As eleições estão chegando e é hora de renovações. O que o seu vereador fez por você, pelo seu bairro, pelo seu município? Esse parlamentar se aproxima da população? Ele merece esse cargo?

Muitos políticos usam a vereança como início da carreira. É na Câmara que aprendem como funcionam os bastidores. Porém, tem aqueles que usam a posição para se perpetuar no poder. Sim, deixam a ganância falar mais alto. E para ficar no cargo vão direto ao ponto: compram votos descaradamente. Essas atitudes repulsivas são bem fáceis de identificar. Primeiro, fazem doações em datas comemorativas ou a qualquer momento. E o pior: as doações nunca são genuínas. Sempre tem uma intenção.

Segundo, todos os atos “benéficos” precisam ser registrados. Na época da tecnologia, se não foi filmado ou fotografado é porque não aconteceu. O vereador vai a bairros carentes, distribui alimentos e tira fotos para postar nas redes sociais. Isso não é vereança. Isso não é papel de um vereador.

O edil serve para aproximar a população do prefeito. Tentar resolver problemas maiores. As doações são bem vindas, mas elas não podem substituir um trabalho sério. Doações não tiram ninguém da miséria, mas reivindicar por creches e melhorias no ensino público sim.  O vereador bom legisla, o ruim paga de bom moço.

COMPRA DE VOTOS

Na luta pela lisura no processo eleitoral em Maceió, os movimentos de combate à corrupção em Alagoas e no Brasil, MCCE-AL e o Movimento Caras Pintadas, estão trabalhando arduamente em defesa do povo de Alagoas.Os líderes dos movimentos estão sofrendo todos tipos de ameaças e ataques por políticos que supostamente visão burlar as eleições municipais.Agora o alvo de representação é o vereador por Maceió Siderlane Mendonça com uma suposta “Ouvidoria Comunitária”, com o oferecimento de vários serviços. Segundo a assessoria jurídica dos movimentos, Siderlane, com esse ato, está supostamente cometendo crime eleitoral, entre eles: Abuso de poder – art. 22 da Lei Complementar 64/90 e dependendo da abordagem captação ilícita de sufrágio (art. 41-A da Lei 9.505/97), podendo ainda e em tese vir a caracterizar crime de compra de votos – art. 299 do Código Eleitoral – Lei 4.737/65.

Botão Voltar ao topo