A FACE OCULTA DA POLÍCIA FEDERAL

Todos nós estamos acompanhando perplexo a partidarização das ações da polícia federal, pois hoje a corporação está dividida entre aqueles que seguem o Presidente em função de ascensão na carreira e melhores salários    e outros que seguiam o Moro  pelos mesmos motivos. Se o ex-ministro  tivesse mantido a indicação de  Valeixo na   Direção  Geral da PF a mesma estaria ao seu dispor e  focaria suas ações em perseguição a  políticos e empresários preparando sua ida para o STF ou para uma candidatura a Presidente da República com a bandeira anti-corrupção(o que não está descartado). Como a indicação ficou com Bolsonaro a PF vai em 70%(setenta por cento) de suas  ações servir ao Presidente como se fosse uma guarda revolucionária iraniana.

Nos últimos 15/20 anos a PF mudou o foco de suas ações e  se notabilizou em dar nomes jocosos ás suas operações e focou na perseguição de pessoas públicas  que viravam desafetos de alguns interesses econômicos ou políticos.

A prova mais cabal de que estamos submetidos ao risco eminente  de um “Estado policial” não é o emprego ideologicamente seletivo das algemas. É, sim, a autorização absurdamente descontrolada e leviana por magistrados de expedir mandados de busca e apreensão na casa  de quaisquer cidadãos arrolados como suspeitos em operações policiais que na prática  significa tentar desmoralizar para só depois  investigar.

Há uma clara falta de isenção da PF, não há garantia de imparcialidade das investigações, os agentes estão comprovadamente atuando com postura tendenciosa, onde não se ver credibilidade para investigação criminal.

Aqui em Alagoas, poderia citar  vários exemplos   descarados de operações da PF que só tinham por objetivo desmoralizar  cidadãos e servir a interesses de adversários ou de agentes policiais que notadamente tinham interesse em postular mandato eletivo, mesmo que destruíssem a biografia do investigado.

A PF precisa de uma profunda mudança na sua  concepção  e nos  métodos operacionais para que possa cumprir a sua missão, visão e valores.

Botão Voltar ao topo