HUPAA-UFAL: Unidade de COVID-19 pronta para o atendimento

O hospital universitário de Alagoas inaugurou no último dia 24 de abril as 10hs a unidade de COVID-19, disponibilizando 14 leitos de UTI, 8 leitos semi-intensivo e 16 leitos de enfermaria clínica. A unidade é a primeira composta de um isolamento com pressão por anti-câmara (A única verdadeiramente isolada), assegurando de fato os pré-requisitos adequados aos pacientes e funcionários no combate a pandemia, além de contar com equipes multidisciplinares na assistência, como: Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas , Téc. de enfermagem , Assistentes Sociais e Psicólogos, além de salas voltadas ao Psicossocial e Capacitação de Maus Notícias, afirmando assim o Gerente de Atenção à Saúde, Dr. Francisco de Assis Costa.

O Hospital Universitário-UFAL, também oferece acolhimento terapêutico para trabalhadores da instituição, por conta da pandemia provocada pelo corona vírus, profissionais do Hospital da Universidade de Alagoas (Ufal) oferecerão, desde o dia 06/04, acolhimento terapêutico, manejo do estresse e apoio em saúde mental aos trabalhadores do HU (Ebserh, RJU, terceirizados e residentes).

Em regime de plantão, os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 15 às 17h, mediante agendamento, através do ramal 3839. “Este centro de atenção visa ofertar acolhimento e escuta terapêutica diária para os funcionários”, ressaltando a importância de assegurar a saúde dos funcionários, que determinados contextos proporcionam ou acarretam desequilíbrios emocionais, esclarece a chefe da Unidade de Atenção Psicossocial (UAT), Vanessa Ferry. “Desastres e pandemias costumam desencadear reações de angústia, insônia, diminuição da percepção de segurança, ansiedade, comportamentos aditivos, desequilíbrio entre vida e trabalho”, frisa.

O superintendente do HU, Dr. Célio Rodrigues, destacou que após passada essa pandemia do Coronavírus, as instalações vão continuar servindo à população alagoana. “Estamos recebendo ajuda da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho e da Justiça estadual e estamos muito agradecidos por isso. Mesmo depois dessa situação de pandemia, essa nova estrutura criada ficará no nosso Hospital, com atendimento cem por cento SUS, para atender à população carente da melhor forma possível, como nossos pacientes merecem ser atendidos”, completou.

Fonte: Hupaa/ufal
Matéria: kennedy Luiz

Botão Voltar ao topo