PERÍODO CHUVOSO – Semarh alerta para chuvas acima da média em todas as regiões de AL

Chuvas, que teve início oficialmente na última quarta-feira (15), se estenderá até a segunda quinzena de agosto

Foto: Ascom Semarh

Com o início oficial da quadra chuvosa em Alagoas, na última quarta-feira (15), a previsão é de que as chuvas deste período sejam maiores que a média. É o que aponta o relatório emitido pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Com início nesta segunda quinzena de abril, o período de chuvas deve perdurar até a segunda quinzena do mês de agosto. “A nossa previsão climática se mantém com chuvas além da normalidade em todo o Estado, e apesar de não termos este ano a influência de fenômenos como El Niño ou La Niña, o que está favorecendo o aumento das chuvas são as condições do Oceano Atlântico. Ele está muito aquecido, desde a costa do continente Africano, até a costa do Nordeste brasileiro. Esse aquecimento favorece a ocorrência de chuvas”, explicou o coordenador da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho.

Para este trimestre, entre abril e maio, a previsão é de chuvas em torno dos valores médios históricos no período, podendo exceder a média em algumas áreas. Há possibilidade de grande irregularidade espacial e temporal das chuvas, o que implica na ocorrência de chuvas intensas, de curto período, em áreas isoladas. No trimestre março-abril-maio, os volumes médios de chuva costumam variar entre 200 mm e 800 mm, segundo dados compilados pela Semarh.

É importante reforçar que a Sala de Alerta da Semarh monitora as condições hidrológicas e meteorológicas de todas as regiões de Alagoas em tempo real.  E em caso de volumes muito grandes de chuvas e de enchentes, os órgãos oficiais de proteção do Estado e a Defesa Civil são comunicados previamente, para que as ações necessárias possam ser executadas nas regiões que venham a ser afetadas.

Previsão do tempo para os próximos dias:

Quinta-feira (16):

A previsão é de nebulosidade variável e com possibilidades de pancadas de chuvas durante todo o dia em todas as regiões de Alagoas. Em Maceió, a temperatura deve variar entre 21ºC de mínima e 29ºC de máxima.

Sexta-feira (17):

A nebulosidade e as pancadas de chuva devem seguir em todo o Estado. No Litoral, no Baixo São Francisco e Zona da Mata, há chances de pancadas de chuva durante a noite.

Sábado (18):

O predomínio em toda Alagoas deve ser de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas passageiras. A capital alagoana deve apresentar temperaturas com 21ºC de mínima e 29ºC de máxima. No Sertão, a temperatura mínima permanece a mesma de Maceió, mas pode chegar até 35ºC de máxima.

 

Agência Alagoas

Botão Voltar ao topo