OPORTUNIDADE: Ifal oferta 44 vagas em dois mestrados profissionais

Inscrições para os processos seletivos estão abertas

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) está com as inscrições abertas para dois processos seletivos de mestrados profissionais da instituição. São ofertadas 44 vagas no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e no Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais.

O Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) está com os últimos dias de inscrições abertas para o Edital do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Mestrado Profissional. São 913 vagas, sendo 24 delas destinadas ao Ifal: 12 para servidores e a outra metade para ampla concorrência, contemplado as vagas destinadas às cotas.

Podem concorrer ao exame todos os egressos de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológico. As inscrições terminam no dia 18 de março de 2020, por meio do Sistema de Inscrições, disponível na página do programa – https://profept.ifes.edu.br/selecao/16426-edital20. A taxa de inscrição possui valor de R$ 72,00.

A prova será realizada no dia 17 de maio de 2020, contando com 50 questões de múltipla escolha. O resultado final será divulgado no dia 24 de junho e o início das aulas está previsto para agosto do mesmo ano.

Sobre o mestrado ProfEPT

O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível médio ou em espaços não-formais.

ProfEPT é ofertado na modalidade semipresencial e ministrado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II e é coordenado por um Comitê Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional. Em Alagoas, as aulas acontecem no Campus Benedito Bentes.

Tecnologias Ambientais

A seleção da nova turma do Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais oferta 20 vagas, sendo 13 para ampla concorrência; duas para servidores ativos do Ifal; quatro destinadas a ações afirmativas para negros, quilombolas e indígenas; e uma vaga para pessoa com deficiência.

Podem participar do processo seletivo portadores de diploma de graduação de diferentes áreas do conhecimento. As inscrições devem ser feitas mediante pagamento de taxa no valor de R$ 75, além da entrega da documentação exigida em edital, no Campus Marechal Deodoro, no horário de 8h às 11h e de 14h às 16h.

Será assegurada a isenção da taxa de inscrição para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e no cadastro de família de baixa renda. Os pedidos de isenção deverão ser protocolados até 18 de março.

O processo seletivo consiste em duas etapas, sendo a primeira delas a avaliação curricular e a segunda composta por análise, defesa da Proposta de Pesquisa e entrevista. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 9 de junho e o início das aulas para agosto. Para os aprovados, o curso será ofertado na modalidade presencial, no Campus Marechal Deodoro, com aulas às sextas-feiras e aos sábados, nos períodos da manhã e tarde.

O mestrado é presencial e tem caráter multidisciplinar. As linhas de pesquisa são duas: Manejo e Monitoramento Ambiental, além de Tecnologias e Inovações Ambientais. O objetivo é formar mestres com conhecimentos técnicos e científicos capazes de atender a demandas tecnológicas específicas e contribuir para o desenvolvimento das atividades socioeconômicas e ambientais do estado de Alagoas.

Botão Voltar ao topo