PRIMEIRO LUGAR! Aeroporto de Maceió vence prêmio nacional em 3 categorias

O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares foi um dos destaques na edição 2020 do Prêmio Aeroportos + Brasil, entregue nessa terça-feira (3). O terminal de Maceió ocupou o primeiro lugar em três das seis categorias avaliadas e entre os aeroportos que processam até 5 milhões de passageiros ano, venceu como raio-x mais eficiente, controle aduaneiro mais eficiente (Receita Federal/AL) e mais serviços ao passageiro (em empate com Florianópolis/SC).

Resultado do balanço dos dados trimestrais das pesquisas de satisfação do passageiro aplicadas em 2019, a premiação elegeu os 20 melhores aeroportos do país com base na avaliação de 94.549 usuários ouvidos pela Infraero.

Para o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Jair Galvão, as avaliações positivas demonstram que os passageiros que circulam pelo terminal estão satisfeitos com os serviços oferecidos, o que estimula um aumento do fluxo de turistas que visitam Maceió e registra ainda mais indicadores positivos no turismo local.

“Ocupar uma posição de destaque na satisfação dos passageiros que circulam pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares é de grande importância para o destino Maceió. Entre as categorias apontadas, a Prefeitura de Maceió desempenha um papel fundamental na parte de serviços oferecidos ao passageiro e por meio do nosso Centro de Atendimento ao Turista (CAT), instalado no terminal, realiza um serviço essencial para quem está visitando a capital alagoana”, ressaltou o gestor.

O prêmio foi entregue pelo Ministério da Infraestrutura, em cerimônia realizada no Aeroporto de Brasília. De acordo com os dados de satisfação geral do levantamento apresentados pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), vinculada ao Ministério da Infraestrutura, os terminais avaliados tiveram nota 4,43 em 2019. No ano anterior, o resultado foi 4,35.

No último trimestre de 2019, o aeroporto de Maceió foi apontado como melhor terminal do Nordeste na mesma pesquisa, que reuniu os 20 principais aeroportos do Brasil divididos em três categorias, a primeira a que recebe até cinco milhões de passageiros por ano, a segunda de cinco a 15 milhões e a terceira acima de 15 milhões. O resultado da avaliação mostra que o aeroporto de Maceió ocupou a terceira posição entre os melhores do País na primeira categoria. Ainda no ano passado, o terminal já havia recebido dois troféus no Prêmio Aeroportos + Brasil na categorias “Raio-X Mais Eficiente” e “Aeroporto com Mais Serviços ao Passageiro”.

Nova gestão do terminal

O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares ganhou uma nova gestão a partir de fevereiro, quando a empresa espanhola Aena assumiu o terminal no lugar da Infraero e iniciou a administração do primeiro entre os grandes aeroportos que compõem o chamado Bloco Nordeste. Nessa nova fase, o terminal deverá receber melhorias, visando o desenvolvimento de tráfego, além do fortalecimento da malha aérea e ações voltadas ao incremento na parte estrutural.

Luiz Rios/Ascom Semtel

Botão Voltar ao topo