Marx Beltrão sai em defesa de trabalhadores demitidos pela Equatorial Energia

O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, reuniu-se com representantes dos funcionários demitidos da antiga Eletrobras Alagoas, empresa privatizada e adquirida pela Equatorial Energia. “Além de desrespeitar o consumidor, esta empresa parece também não respeitar os seus trabalhadores, uma vez que demissões em massa foram realizadas e estão sendo questionadas, inclusive na Justiça. Vamos também atuar em defesa destes pais e mães e família, que perderam seus empregos e estão em busca de seus direitos” afirmou o parlamentar nesta terça-feira (11).

De acordo com relatos dos funcionários, estes teriam sido demitidos sem justa causa em um movimento de demissão em massa irregular promovido pela Equatorial Energia após a compra da Eletrobras Alagoas. “Pelo afirmado na reunião são mais de 700 trabalhadores que foram demitidos injustamente. Precisamos reparar danos e prejuízos que estes trabalhadores tiveram” afirmou Marx Beltrão. O vereador por Maceió Francisco Sales (PPL) também esteve presente no encontro e manifestou sua solidariedade aos funcionários demitidos injustamente.

Recentemente o Sindicato dos Urbanitários obteve uma importante vitória em ação movida em conjunto com o Ministério Público do Trabalho – MPT, garantindo a reintegração dos trabalhadores demitidos pela Equatorial Alagoas. O Juiz Dr. Alan Esteves, da 7ª Vara do TRT de Maceió, considerou válido acordo judicial que coibiu a terceirização irregular na área fim da empresa. O juiz entendeu que, ao demitir para terceirizar, a empresa descumpriu a ação iniciada em 2006, que culminou com o acordo firmado em 2014.

Ação junto ao MPF

Na segunda-feira (10), Marx Beltrão protocolou um pedido de apuração na sede alagoana do Ministério Público Federal (MPF/AL), solicitando que o órgão de controle externo investigue supostas irregularidades na atuação da Equatorial em Alagoas. “São mais de R$ 500 milhões em investimentos que a empresa precisa fazer no estado, e não sabemos se isto está sendo feito. São cobranças abusivas, propagandas enganosas, cortes irregulares, apagões. E ainda querem que a tarifa de energia seja reajustada em mais de 12%. Isto é um abuso e um absurdo” criticou o parlamentar.

Botão Voltar ao topo