CULTURA – 23ª Edição Contra a Intolerância Religiosa

Em Memória da Quebra de Xangô e Abertura do Carnaval 2020

 

O Mundaú Lagoa Aberta realiza a sua 23ª edição Contra a Intolerância Religiosa – Em Memória ao Quebra de Xangô e Abertura do Carnaval 2020, no domingo (2), a partir das 14h, no Monumento ao Milênio – Orla Lagunar – Vergel do Lago. O evento é aberto e conta com uma programação diversificada para todas as idades, promovendo a integração cultural entre os povos com luta e resistência.

Este ano é celebrado os 108 anos do Quebra de Xangô, que aconteceu em 02 de fevereiro de 1912, em Maceió, onde casas de religião de matriz africana foram perseguidas e destruídas. Em uma das invasões, a Tia Marcelina, grande símbolo de resistência e  fundadora do candomblé em Alagoas, resistiu à invasão em seu terreiro e faleceu meses depois. Tia Marcelina foi uma ex-escrava africana de Janga, na Angola, descendente do Quilombo dos Palmares e da família real africana, tornou-se um grande marco histórico da cultural de matriz africana em Alagoas pela sua luta. Em homenagem à Tia Marcelina, haverá um cortejo saindo da Associação dos Pescadores até o Monumento puxado pelo Macaratu Raízes da Tradição e pelo Afoxé Ofa Omim.

Acontecerá a última edição do Palco Cultura de Rua, que conta com recursos da emenda parlamentar de modo a destinar recursos para a cultura visando melhorias na região da lagoa, com a apresentação do Macaratu Raízes da Tradição, Gafieira Cai Dentro e Afoxé Ofa Omim. A iniciativa é fruto de um convênio firmado com o Governo Federal para a realização de apresentações artísticas na Orla Lagunar da capital alagoana.

A realização do Mundaú Lagoa Aberta é do Movimento dos Povos das Lagoas, que surgiu com líderes e ativistas culturais do entorno da lagoa Mundaú e hoje é uma frente composta por mais de 100 entidades integrantes e parceiras com atuação na região lagunar do estado de Alagoas. Patrocínio Ministério da Cidadania/FMAC, Incentivo Cultural da SEMED, Articulação Regional do Instituto Quintal Cultural, Articulação Institucional do Instituto para o Desenvolvimento das Alagoas – IDEAL, Produção e Comunicação Keka Rabelo.

Acessem nossa Fan Page: https://www.facebook.com/movimentodospovosdaslagoas

#PeriferiaResiste #MovimentodosPovosdasLagoas #MundauLagoaAberta

Vem pra beira da lagoa que o espaço é nosso!!!

ATIVIDADES: Atividades Mundaú Lagoa Aberta 02/02/2020

QUINTAL CULTURAL

– Capoeira Engenho Velho

PALCO CULTURA DE RUA

– Macaratu Raízes da Tradição

– Gafieira Cai Dentro

– Afoxé Ofa Omim

23° Edição Contra a Intolerância Religiosa – Em Memória do Quebra de Xangô e Abertura do Carnaval 2020 do Mundaú Lagoa Aberta

#PeriferiaResiste #MovimentodosPovosdasLagoas

Data: 02 de Fevereiro

Local: Monumento ao Milênio – Orla Lagunar – Vergel do Lago

Hora: 14h

Informações: 55 82 98849 2085/ 98124- 3366/ 99919 8122

Botão Voltar ao topo