Finalmente! Modo escuro chega ao Whatsapp. Saiba como ativar

Demorou, mas chegou. O WhatsApp já pode ser usado no modo escuro (“dark mode”, em inglês). O WhatsApp enviou uma nova atualização por meio do Programa Beta do Google Play, no qual permite deixá-lo escurecido.

O Mão Branca já testou o WhatsApp em modo escuro e mostra, em primeira mão, como ele fica em dark mode. Confira também o passo a passo para ativar no seu smartphone. Vale ressaltar que a função só está disponível por meio da atualização 2.20.13. Caso esteja com essa versão, a função “Tema Escuro” pode aparecer em Configurações do WhatsApp > Bate-papo .

Como deixar o WhatsApp no Modo Escuro (oficialmente)

  • Primeiro, atualize versão do WhatsApp para a atualização beta 2.20.13 do Android;
  • Em seguida, clique em “configurações”;
  • No menu “conversas”, vá em “Exibição” e “Tema”;
  • Depois, um pop-up aparecerá na tela: “Escolha um tema”;
  • Por fim, basta escolher entre “Escuro”; ou “Claro”, ou “Definido pelo modo Economia de bateria”.

Cada função

  • Tema claro: é o tema branco usual, comum para todos que utilizam a plataforma;
  • Tema escuro: é o tão sonhado dark mode;
  • Definido pelo modo Economia de bateria: disponível a partir do Android 9 e outras versões anteriores, no qual permite alternar automaticamente para o tema claro e/ou escuro, de acordo com a bateria do smartphone.

Como você pode ver nas imagens abaixo, quando a função Tema Escuro está ativado, todas as seções do seu aplicativo do WhatsApp ficam em cores escuras, com cores azuis noturnas. Abaixo, é possível ver uma imagem das configurações de privacidade. Nas conversas, é possível visualizar os balões de bate-papo em cores escuras e verdes.

Modo Escuro não aparece

Se você conseguiu fazer a última atualização, mas não aparece a opção em seu smartphone, é recomendado fazer um backup do seu histórico de conversas do aplicativo e reinstalar o WhatsApp.

Toda vez que reinstala o WhatsApp, as configurações mais recentes do servidor são baixadas, com grandes chances do modo escuro aparecer. Caso você tenha feito esse método para ativá-lo e, mesmo assim, o recurso persiste em não aparecer, infelizmente você terá que aguardar as próximas atualizações, que devem ser anunciadas em breve.

Caso você seja um testador beta do Programa Beta do Google Play, agora é só atualizar e aproveitar o tão desejado dark mode. Se não estiver disponível, basta aguardar que a plataforma deve liberar em breve para outros modelos. Não há detalhes para o sistema iOS, da Apple.

Botão Voltar ao topo