Por que você precisa otimizar o Google Meu Negócio hoje

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que permite aos donos de empresa serem encontrados mais facilmente pelos consumidores. A otimização do perfil na plataforma é essencial para garantir bons resultados. Entenda por que e como você deve usar do Google Meu Negócio em sua estratégia!

 

Estar presente na internet é prerrogativa básica para quem tem um negócio próprio. Ter um site, investir na publicação de conteúdos educativos em um blog e ter conta nas principais redes sociais é a estratégia básica na qual muitos dos empreendedores apostam para serem encontrados.

A dinâmica está toda certa, mas pode ser potencializada com a ajuda do Google Meu Negócio. A ferramenta gratuita, criada pelo Google, tem como foco impulsionar as vendas locais por meio da aparição de informações sobre a empresa na SERP e também no Google Maps.

Se você ainda não tem uma conta no Google Meu Negócio, ou se você não pensa em uma estratégia de marketing exclusiva para ele, saiba que muitas oportunidades podem ser desperdiçadas!

O que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google, que visa o gerenciamento online de informações das empresas. As informações cadastradas ali aparecem nas SERPs e também no Google Maps.

A ferramenta permite um diálogo direto entre empresas e clientes, além de oferecer aos empreendedores a possibilidade de passar importantes informações aos usuários, como: endereço, telefone de contato, horário de funcionamento, horários de pico, reviews sobre o serviço/produto, eventos que acontecerão etc.

Google Meu Negócio do CCBB de Belo Horizonte
Google Meu Negócio do CCBB de Belo Horizonte

Ainda, empresas que verificam as informações do Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas como confiáveis pelos consumidoressegundo informações da própria empresa.

Além disso, aqueles que postam fotos em sua conta, recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para entrar no site do que as outras empresas.

E, como toda estratégia de marketing precisa ser mensurada, aqui não é diferente. A plataforma permite que os donos do negócio acessem informações de como os clientes pesquisaram a empresa e de onde eles são; quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa usando o telefone exibido na conta; quantos pedidos de rota foram feitos; quantos cliques o site teve.

Mensuração do Google Meu Negócio

Se você ainda não tem uma conta no Google Meu Negócio, ensinamos um passo a passo neste post de como criar. Não perca tempo e cadastre sua empresa agora!

Por que você precisa de uma conta atualizada?

Quem não está presente no mundo online, dificilmente será encontrado. Mesmo falando de buscas locais, é imprescindível estar presente nos mesmos ambientes digitais que seus clientes.

Segundo o Google, do ano de 2013 até 2017, quase 1 bilhão de novos usuários se conectaram à internet. Dados de uma pesquisa feita pela Provokers mostram que 96% dos brasileiros usam a internet para pesquisar sobre produtos e serviços oferecidos por pequenas e médias empresas.

A pesquisa ainda aponta que uma a cada duas pessoas confiam em comentários online o mesmo tanto que confiam em comentários feitos pessoalmente e 77% leem comentários para decidir entre dois negócios.

A cada 10 pessoas, 8 usam do Google para buscar informações sobre as empresas e 95% usaram o Google em 2017 para comparar negócios antes de decidir com qual entrar em contato primeiro.

Do lado dos consumidores, é possível ver que o mecanismo de busca tem papel essencial na jornada de compra. Para os vendedores, os benefícios de estarem na plataforma também são muitos.

Segundo a mesma pesquisa, empresas que se destacam no Google têm 13 vezes mais chances de serem escolhidas, 5 vezes mais intenções de compra e são consideradas 4 vezes mais como confiáveis. Além disso, têm maior propensão de atrair clientes: 93% visitam ou entram em contato com negócios que publicam promoções, fotos e respondem comentários e perguntas.

Com tantos benefícios apresentados, pode parecer óbvia a necessidade de estar online, certo? Mas a pesquisa da Provokers mostrou que 40% das pequenas e médias empresas ainda não têm presença no digital.

Se você faz parte dessa parcela que não está online, ou se você busca turbinar a sua estratégia, continue conosco!

Como otimizar o Google Meu Negócio? 

Para Rodrigo Rodrigues, diretor do Google Customer Solution, a criação e otimização de uma página no Google Meu Negócio pode ser considerada como estratégia fundamental para o ano de 2020.

Pensando nisso, a Rock Content conversou com o diretor e colheu as principais informações para você alavancar sua estratégia.

“A otimização (da página no Google Meu Negócio) deve ser feita de forma muito simples. Você, como empresa, vai dizer para a ferramenta o que você vende, para qual público vende, em qual região entrega. A própria ferramenta faz as ações e dá dicas, como: ‘esses anúncios são aqueles que estão funcionando mais, coloque mais informações sobre o que você vende, coloque mais informações de contato’.

Você vai tendo dicas do próprio Google Meu Negócio para conseguir ser mais relevante e competir no público que consegue entregar seu produto ou serviço com empresas dos mais diferentes tamanhos, tendo certa priorização se o seu resultado e anúncio forem mais relevantes para o consumidor, independentemente do tamanho do orçamento”.

Confira, a seguir, algumas dicas de como otimizar sua conta.

Mantenha seu perfil constantemente atualizado

Essa dica pode parecer óbvia — e realmente é. Por isso, é imprescindível que você sempre mantenha as informações do seu perfil atualizadas. Horário de funcionamento, endereço e telefone de contato são os principais.

Imagine só que um usuário, ao fazer uma busca no Google, encontre sua empresa. Ele vê que ela abre no final de semana, vai até lá, mas, quando chega, a loja está fechada. Esse é o tipo de experiência frustrante que você quer evitar.

Gere interação no perfil da sua empresa

Um dos fatores importantes do Google Meu Negócio é a quantidade de avaliações deixadas pelos clientes. Por isso, procure sempre estimular quem já comprou com você a deixar um comentário contando sobre a experiência.

Como dito, em pesquisa feita pela Provokers, 55% dos entrevistados disse confiar em avaliações online o mesmo tanto quanto avaliações recebidas pessoalmente.

Depois que as avaliações forem feitas, responda aos clientes, mostrando que o espaço é de troca entre a empresa e o consumidor.

Caso você receba uma avaliação negativa, não deixe de responder ao usuário, cuidadosamente agradecendo pelo feedback. Colha as informações passadas por ele e não deixe de analisar quais mudanças podem ser feitas para garantir uma experiência melhor.

espaço tibet respondendo a comentários

Use o Google Postagens

Por meio do Google Meu Negócio, você tem acesso a uma ferramenta de postagens. Essas postagens podem ser feitas em formato de textos, vídeos, imagens e eventos.

postagens do palácio das artes

Tenha em mente que esses conteúdos publicados só ficarão ativos por uma semana. Sendo assim, novamente, é necessário que você sempre mantenha o seu perfil atualizado, com novas informações para os usuários.

Para fazer uma publicação, siga o passo a passo:

  1. acesse esta página de Google Author;
  2. clique na caixa “publicar no Google”;
  3. escolha o tipo de postagem e siga as instruções que aparecerão;
  4. para ver como sua pesquisa aparecerá, clique em “visualizar”. Para voltar ao editor, clique em “criar” no topo da caixa;
  5. quando estiver pronto, clique em “publicar”. Sua publicação aparecerá imediatamente na pesquisa do Google.

É possível também que você edite e exclua suas postagens, programe-as para serem publicadas em determinado dia e horário, aumente o tempo de visibilidade em até 14 dias e as compartilhe em campanhas de email marketing, redes sociais e por meio de uma URL específica.

Permita agendamentos

Outra funcionalidade da plataforma que deve ser mais explorada é a de agendamentos. Essa especificidade do Google Meu Negócio pode ajudar restaurantes, consultórios, escritórios a otimizarem seu tempo — e lucro —, permitindo que os usuários marquem horários para visitarem o local.

Ao fazer a busca por um restaurante, por exemplo, o usuário é levado a uma landing page para agendar seu horário. Preenchendo as informações, ele consegue ver quais dias da semana e horários estão disponíveis. Depois, basta preencher com as informações pessoais e a reserva será confirmada.

reservas no google meu negócio
reservas no google meu negócio

Para permitir um agendamento, basta que você entre em contato com um dos provedores compatíveis com o Google Meu Negócio.

Para fazer isso, entre em sua conta e acesse a funcionalidade “agendamentos”. Em seguida, escolha qual provedor usará. A conta de agendamento será vinculada, automaticamente, em até uma semana.

Não se esqueça de sempre conferir quais são os agendamentos chegando por meio desse canal, para ter certeza de que os clientes serão atendidos sempre no dia e horário correto.

Habilite a troca de mensagens

A plataforma do Google Meu Negócio permite a troca de mensagens, como um chat online. Isso possibilita aos clientes um contato direto com sua empresa, tirando dúvidas de forma rápida e prática.

envio de mensagem
Fonte: Toss

Para habilitar a troca de mensagens, você deve ativar a funcionalidade. Abra a ferramenta e clique na opção de “clientes” > “mensagens” > “ativar”. Depois de ativadas, volte ao menu de “clientes” > “mensagens” e veja todas elas em forma cronológica.

Da mesma forma, não se esqueça de conferir diariamente quais foram as mensagens enviadas a você e responda cada uma delas. Como estímulo a rapidez, o Google disponibiliza uma informação de tempo médio de respostas.

Algumas dicas para garantir a agilidade são: configure sua conta para já enviar mensagens automáticas de boas-vindas e habilite o chat apenas em horário comercial.

O Google Meu Negócio promete ser ferramenta crucial na jornada das empresas, garantindo que elas se destaquem nas buscas locais e alcancem um público ainda maior, além de dar maior credibilidade e confiança aos usuários.

Caso você não tenha uma conta na ferramenta, crie agora mesmo. Se você já a usa, não se esqueça de colocar as nossas dicas em prática e comece a colher os bons resultados imediatamente.

Botão Voltar ao topo