Passo a passo para você dar início a sua estratégia de Marketing no Google Maps

O Marketing no Google Maps busca aumentar a visibilidade de empresas locais por meio dos seus serviços de pesquisa e geolocalização. Além de fortalecer estratégias de divulgação, promoção e relacionamento com clientes, o mapa do Google tem prioridade nas buscas locais, o que o torna uma poderosa ferramenta de SEO.

Quando o assunto é Marketing Digital, o que não faltam são artigos, vídeos e cursos sobre mídias sociais, produção de conteúdo, configurações de SEO, automatização de listas de e-mail, entre outras práticas de sucesso no mercado. Entretanto, um dos serviços mais antigos do grande buscador é muitas vezes deixado de lado: o Google Maps!

De acordo com estatísticas do próprio Google, 76% das buscas realizadas em smartphones são voltadas para serviços locais, e, segundo uma pesquisa divulgada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), 97% dos brasileiros procuram por informações na internet antes de fazer compras em lojas físicas.

Esses dados — e vários outros que mostraremos ao longo do texto — deixam claro que se você tem um negócio local e não está no mapa do Google, você simplesmente não existe!

A boa notícia é que cadastrar a sua empresa é mais fácil do que você imagina e neste artigo explicamos, passo a passo, como fazer isso. Confira o material que preparamos:

Como funciona o Marketing no Google Maps?

O Google Maps Marketing, ou Marketing no Google Maps, é a seção do Marketing Digital que tem como foco os serviços de geolocalização do Google. Muito além de inserir o endereço de empresas locais no mapa, suas estratégias envolvem ações de promoção, publicidade e relacionamento com clientes.

Todo o gerenciamento dos endereços é realizado a partir do Google Meu Negócio, a ferramenta gratuita do Google desenvolvida para atender a negócios locais e auxiliá-los na divulgação de suas marcas, produtos e serviços.

Além do fato de o Google Maps ser o serviço de geolocalização mais utilizado no mundo, vários outros aplicativos, como Waze e Facebook, o utilizam em suas plataformas. E o melhor de tudo é que você não paga nada para aparecer!

No entanto, isso é apenas o topo do iceberg. Os resultados do aplicativo ocupam automaticamente o primeiro lugar nas buscas locais e sua interface não só exibe o endereço, a fachada, o telefone e o site das empresas listadas, como também conta com um sistema de avaliações integrado que nada mais é do que uma genuína prova social para os negócios — tudo isso diretamente no ranking de pesquisas.

google maps

 

Por que investir em estratégias de Marketing Digital locais?

Há décadas, o Marketing Local se resumia a flyers, anúncios em outdoors, comerciais em mídias regionais, mala direta e as clássicas páginas amarelas dos catálogos. Todas essas práticas ainda têm seu valor, mas é inegável que a maneira como as pessoas buscam por serviços locais mudou completamente nos últimos anos.

Estar no Google nos dias de hoje é obrigatório para qualquer empresa que deseja ser encontrada por seus consumidores. Afinal, seu buscador responde por quase 90% das pesquisas da internet em todo o planeta.

Os mecanismos de busca são o novo catálogo das cidades e é por meio deles que os consumidores encontram todos os tipos de soluções de que precisam em sua região, seja um atendimento médico, seja uma refeição.

funcionamento do google maps

As pessoas são, literalmente, conduzidas por seus smartphones até o serviço mais próximo e bem avaliado, um comportamento que se insere na chamada Transformação Digital, o fenômeno que descreve o atual momento de consolidação das tecnologias digitais.

Nessa “nova era”, os consumidores são hiperconectados e os “mundos” online e offline estão cada vez mais integrados, o que se deve principalmente ao sucesso dos smartphones.

Já somos mais de 3,9 bilhões de usuários de internet móvel no mundo todo e mais da metade do tráfego da internet é dominado por esses aparelhos, segundo o portal alemão Statista. Sendo assim, não há o que discutir, sua empresa deve ter presença online!

Quais são os principais benefícios de estar no mapa do Google?

Muitas vantagens já foram citadas até aqui, entretanto, é importante destacar alguns tópicos importantes que nos ajudam a entender melhor a importância de iniciar uma estratégia de Marketing no Google Maps. Veja só!

Ampla presença online

Ainda que você esteja começando na internet e não conte com um site ou uma estratégia de comunicação nas redes sociais, o Google Maps lhe permite ter uma presença online de qualidade a custo zero.

A exposição que a plataforma oferece é impressionante. Basta pensar que a sua empresa poderá aparecer em milhões de celulares, tablets, smart TVs e dispositivos de GPS da sua região. Décadas atrás, para um organização conseguir tamanha visibilidade, seriam necessários investimentos inimagináveis para a maioria dos empresários.

Relacionamento com clientes

O sucesso dos sites de recomendação não é por acaso. Afinal, o consumidor moderno gosta de opinar, elogiar e, também, criticar quando é preciso. Há quem pense, no entanto, que essas plataformas são uma verdadeira faca de dois gumes, o que não passa de um equívoco.

Por meio do próprio Google Maps, por exemplo, os consumidores podem comentar, avaliar e enviar perguntas ao estabelecimento. Além disso, os proprietários e responsáveis podem interagir com essas pessoas e coletar informações valiosas para aprimorar suas ações de Marketing.

Como você vê, essas ferramentas funcionam como uma pesquisa de mercado constante, que não só ajuda empresas a se avaliarem e obterem insights para melhorar os seus serviços e seu atendimento, como também são um canal de comunicação muito eficaz para desenvolver um relacionamento de confiança com o cliente.

Fortalecimento do SEO local

Vários benefícios de SEO já foram descritos até aqui. Entre eles, o mais importante certamente é a posição privilegiada nos resultados locais do ranking de pesquisa.

Isso não significa que suas estratégias de geração de tráfego orgânico, como o Inbound Marketing, podem ser descartadas. No entanto, o Google Maps funciona como um legítimo “atalho” para as empresas nesse sentido.

Além disso, as informações disponibilizadas no mapa, seja o nome da sua marca, sejam os links de contato e descrições, reforçam a sua presença nas buscas, sem contar que esse é um excelente meio de gerar tráfego para o seu site.

Como aparecer no Google Maps?

De maneira bem sucinta, basta que a empresa conclua seu cadastro no Google Meu Negócio para que o estabelecimento seja listado nas buscas locais da região e é isso que você aprenderá a fazer agora mesmo. Vamos lá?

1. Faça seu login no Google Meu Negócio

O primeiro passo é acessar a página inicial do Google Meu Negócio e selecionar o link “Fazer login” no painel superior.

login no google maps

Se quiser conhecer um pouco melhor o serviço, você pode rolar a página e conferir a apresentação do Google. Como em qualquer outra ferramenta da empresa, tudo é muito intuitivo e pensado para atender a pessoas de todos os tipos.

2. Acesse sua conta Google

Para dar início ao cadastro, é preciso entrar com o login e a senha de uma conta Google. Se já estiver logado no seu navegador, você será redirecionado automaticamente para o cadastro.

Lembre-se, porém, que essa conta será vinculada ao painel da sua empresa no Google Maps e é por meio dela que as todas as notificações do serviço serão enviadas. Certifique-se, portanto, de que o endereço de email utilizado seja realmente o que deseja usar para essa finalidade.

login no google maps

3. Informe o nome da sua empresa

Nesse momento você deve digitar o nome da sua empresa — usualmente o nome fantasia — para verificar se já existe alguma informação relacionada disponível. Algum cadastro prévio pode ter sido realizado por você ou por outro usuário e, em ambos os casos, será necessário confirmar a propriedade do estabelecimento.

nome da empresa

Preste atenção nos endereços, pois, naturalmente, existirão organizações com o mesmo nome em regiões diferentes.

Por outro lado, se a sua empresa não estiver no mapa, basta selecionar a primeira opção, “Criar uma empresa com esse nome”, ou rolar a página e clicar no link “Inclua sua empresa no Google”.

4. Confirme o nome da sua empresa

Você deverá confirmar o nome da sua empresa, deparando-se, em seguida, com os Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Google.

confirmação do nome da empresa

Preencha o campo solicitado e clique em “Próxima” para continuar.

5. Especifique o tipo de atendimento

Nesta etapa você precisa esclarecer se realiza seu atendimento em um estabelecimento fixo ou atua dentro de uma região. Se você é dono de uma loja, um escritório ou uma lanchonete, por exemplo, selecione a opção “Sim” e prossiga, selecionando “Próxima”.

Se for um prestador de serviço sem um estabelecimento definido, selecione a opção “Não”. Neste caso, porém, será preciso informar a região em que presta atendimento logo em seguida.

confirmação do local físico do google maps

6. Insira seus dados de localização

Agora você já pode cadastrar o endereço da sua empresa. Preencha todos os campos solicitados e siga em frente.

cadastro de endereço da empresa

Em seguida, você já poderá conferir uma prévia da sua localização no mapa, sendo possível arrastar o indicador do Google para o local preciso do seu estabelecimento.

localização da empresa

7. Adicione outros pontos de atendimento

Aqui você informará se atende a seus clientes exclusivamente no seu estabelecimento ou se também está disponível em outros locais. Selecione uma opção e prossiga.

cadastro no google maps

Se, por acaso, selecionar a opção “Sim”, você deverá informar, logo em seguida, a região em que está disponível para atendimento.

8. Escolha a categoria do seu negócio

Preste bastante atenção nessa etapa, pois ela é fundamental para a eficácia da sua estratégia de Marketing no Google Maps. Nessa página você deverá selecionar a categoria que melhor representa a atividade do seu negócio.

categorias google maps

Se for um prestador de serviço autônomo, tente iniciar a sua busca com a palavra “serviço”.

9. Inclua seus dados de contato

Já estamos chegando ao fim. Agora você informará um número de telefone e um site para contato. Se ainda não tiver um endereço na web, o Google dá a opção de criar um pequeno site gratuito dentro de sua plataforma usando as informações que apresentou anteriormente.

google maps

Vale ressaltar, entretanto, que o ideal é criar o seu próprio site em uma plataforma que você mesmo possa gerenciar. Assim você tem total controle sobre seu conteúdo e agrega mais profissionalismo à sua estratégia.

10. Informe se deseja receber dicas do Google

Isso não é uma newsletter qualquer. Marcando a opção “Sim” nessa etapa, você permitirá que o Google envie sugestões para melhorar o desempenho da sua estratégia.

Ainda que você se considere um usuário avançado, é importante levar em conta que as plataformas do Google estão sendo sempre atualizadas. Por isso, é interessante assinar os boletins informativos para não perder nenhuma novidade.

11. Conclua seu cadastro

Observe que nessa página o Google já nos dá algumas dicas importantes para colhermos bons resultados usando o Google Maps:

  • usar fotos e postagens;
  • acompanhar as estatísticas do seu negócio;
  • responder às avaliações dos usuários.

Por fim, basta clicar em “Concluir” para finalizar o seu cadastro.

cadastro no google maps

12. Escolha um método de confirmação

Para confirmar a propriedade da sua empresa, o Google envia uma carta para o endereço informado no cadastro. Nessa correspondência há um código que, finalmente, ativará a sua conta e tornará o seu estabelecimento visível no Google Maps e, consequentemente, nas buscas locais.

Em alguns negócios, a confirmação pode se dar por meio de uma simples ligação telefônica. Já para aqueles que contam com vários estabelecimentos diferentes, será preciso solicitar uma verificação em massa.

Entretanto, se nenhuma dessas duas opções for exibida para você, o único caminho possível é o que está sendo ilustrado aqui.

confirmação no google maps

Como você vê, existe uma opção para realizar o procedimento mais tarde, mas, com isso, as opções de configuração serão limitadas e seus dados correm o risco de serem excluídos caso a confirmação não seja providenciada.

O Google informa que a entrega da correspondência pode levar até 12 dias, mas tenha em mente que esse período pode variar consideravelmente de acordo com a localização e situações adversas. De qualquer modo, passados 30 dias do seu cadastro, o ideal é acessar a ajuda do Google Meu Negócio e relatar o problema.

Como rankear melhor nas buscas locais?

A maior vantagem de fazer Marketing no Google Maps é que, independentemente da sua posição, você estará sempre rankeando bem. Entretanto, algumas sugestões podem ajudar a ter resultados ainda melhores. Confira!

Capriche na descrição do negócio

A distância geográfica é, sem dúvidas, o fator mais importante, porém, os detalhes da empresa, como a área do negócio, endereço, horários de atendimento, site e ofertas principais, também têm impacto no rankeamento. Sendo assim, preencha o máximo de informações que puder.

Há alguns anos, as empresas podiam adicionar uma descrição em texto, mas, como muitas delas aproveitaram a deixa para encher o campo indiscriminadamente com palavras-chave, o Google optou por substituir esse recurso por uma lista de atributos — como estacionamento, wi-fi, área para crianças, entre outros — e uma ferramenta de postagens.

Não entenda mal, você pode usar sim palavras-chave que atendam às pesquisas do seu público-alvo e das suas personas, mas use-as de maneira natural. Apenas não banque o espertinho repetindo termos propositalmente — você não vai conseguir enganar o Google.

Use imagens de qualidade

O Google disponibiliza uma visão panorâmica da fachada do seu estabelecimento por meio do seu serviço Street View, mas isso não é o suficiente — até porque em muitos locais as imagens capturadas pelo serviço ainda são muito antigas.

É importante, portanto, adicionar fotos da sua empresa, não da fachada necessariamente, mas de espaços e elementos que sejam relevantes para o seu público no momento da busca.

Se você administra um hotel, por exemplo, é interessante inserir fotos dos quartos. Quanto a um restaurante, pode se beneficiar ao exibir imagens dos pratos mais pedidos.

Outra sugestão é contratar um fotógrafo para criar um tour dentro do seu estabelecimento e torná-lo acessível pelo Street View. O Google faz uma cotação para esse serviço e, com ele, os usuários terão a opção de conferir o seu negócio por fora — vista da rua — ou por dentro. Incrível, não acha?

Conquiste avaliações positivas

A prova social é um das estratégias mais poderosas do marketing. Afinal, as pessoas tendem a confiar muito mais no relato de outras pessoas do que nas declarações de uma empresa, e o Google, por sua vez, oferece uma ferramenta extremamente transparente para isso.

Você pode pedir pessoalmente aos seus consumidores para deixarem uma avaliação no Google Maps, entretanto, há também a possibilidade de enviar notificações aos usuários, logo após o check-out, convidando-os a deixar uma nota e um comentário sobre o serviço.

Lembre-se, porém, que críticas negativas surgirão e será preciso ser compreensivo para responder a essas pessoas com respeito e profissionalismo. Encare pelo lado positivo, afinal, isso é uma excelente oportunidade de identificar problemas no seu negócio, providenciar melhorias e ainda demonstrar a seus clientes que sua empresa está empenhada em melhorar cada vez mais.

Esclareça as dúvidas dos usuários prontamente, admita possíveis erros, agradeça pelos elogios e use todas essas informações para aumentar a qualidade do seu atendimento. Quanto ao SEO, apenas considere que, quanto mais comentários e maior a avaliação, melhor será a sua posição no ranking de pesquisa local.

Anuncie no Google Maps

Se você já usa o Google Ads para promover o seu site e os seus produtos, saiba que também é possível fazer campanhas de Marketing no Google Maps. Tal como acontece no ranking de pesquisas, os anúncios patrocinados são exibidos no topo da lista local e no mapa eles aparecem com um indicador, ou pino, roxo e não vermelho.

Se tais ações de Outbound Marketing estão previstas em sua estratégia de divulgação, tenha certeza que essa pode ser uma excelente forma de se destacar rapidamente nas buscas locais.

Acompanhe e otimize sua estratégia

No painel do Google Meu Negócio você tem uma central de gestão e controle completa para gerenciar sua exibição, suas campanhas e sua estratégia.

Fonte: Artneo

Várias métricas são disponibilizadas para você acompanhar o desempenho das suas ações na plataforma. Com elas você pode descobrir informações como:

  • onde seus consumidores encontram sua localização: em qual plataforma, aplicativo ou dispositivo eles fazem as buscas;
  • como essas pessoas te encontram: buscando por uma palavra-chave específica, pelo nome da empresa ou pela categoria de serviço;
  • o que seus usuários fazem: se retornam à lista, ligam para a empresa, deixam comentários ou clicam na URL do seu site.

Com dados como esses, é possível descobrir se o seu estabelecimento está realmente sendo alcançado nas pesquisas, calcular a proporção de novos consumidores e clientes recorrentes, verificar a taxa de conversão e muito mais.

O Google Maps é o serviço de geolocalização mais popular do planeta e sua ferramenta já é um item obrigatório para definição de rotas em viagens, identificação de endereços e localização de estabelecimentos comerciais. Empresas e usuários são amplamente beneficiados por suas funcionalidades e a expectativa é que seus recursos sejam aprimorados cada vez mais.

Por fim, não se esqueça de manter as suas informações atualizadas, cultivar comentários positivos e garantir uma apresentação visual impecável. Tenha certeza que, seguindo todos os passos listados neste artigo, seu negócio local estará sempre no mapa dos seus consumidores!

Agora você já sabe como dar início à sua estratégia de Marketing no Google Maps. Saiba, porém, que existem muitas outras práticas que podem ajudar a sua empresa a se destacar nas pesquisas.

Botão Voltar ao topo