ARAPIRACA: Projeto que institui Dia da Valorização da Mulher Advogada será votado na Câmara

Após solicitação encaminhada pela Comissão da Mulher Advogada da Subseção de Arapiraca, a Câmara Municipal da capital do Agreste, irá votar na noite desta terça-feira (12), o projeto de lei que institui o Dia Municipal da Valorização da Mulher Advogada. A propositura é da vereadora Aurélia Fernandes.

O projeto de lei nº 50/2019 institui o dia 24 de novembro como o Dia Municipal da Valorização da Mulher Advogada e estabelece que, todos os anos, a Subseção de Arapiraca irá escolher uma advogada que se destacou na cidade para homenagear. Após a aprovação no Legislativo, o projeto de lei segue para validação da prefeitura de Arapiraca.

A proposta é que com a sanção do projeto, a primeira homenageada da Subseção de Arapiraca seja a advogada Sandra Gomes, que faleceu em 2017, aos 46 anos. Escolhida pelos relevantes serviços prestados à advocacia e militância pelos direitos da mulher, ela atuou como conselheira no Conselho das Mulheres de Arapiraca, na década de 1990, e na mesma época mantinha um quadro falando sobre o assunto na rádio 96FM.

A advogada também era muito conhecida pela defesa das prerrogativas e engajamento na OAB, onde chegou a atuar como juíza do Tribunal de Ética e Disciplina. Na época, já atuava como procuradora do município de Penedo e foi aprovada em concurso para a Procuradoria do Município de Arapiraca, mas preferiu permanecer trabalhando no município ribeirinho.

Sandra Gomes exerceu todas essas funções enquanto advogava, fazia especializações e formava sua família. Em 2007 ela casou-se com Alexis Zoltan Lied Venegas e dois anos depois, nasceu seu único filho, Felipe.

Ela faleceu em decorrência de problemas respiratórios no dia 06 de novembro de 2017, cerca de 17 anos depois de ter sido submetida a uma cirurgia para a retirada de um dos pulmões.

A Comissão da Mulher Advogada convida a todos para participar das discussões e do encaminhamento da votação do projeto de lei, na sessão ordinária, que acontece nesta terça-feira (12), a partir das 19h. (OAB AL)

Botão Voltar ao topo