SAÚDE: Simpósio promovido pelo Hospital Veredas é sucesso de público e crítica

Profissionais e estudantes de área da saúde, atuantes nas mais variadas instituições alagoanas, participaram e aprovaram, com louvor, o Seminário Emergências Médicas promovido pelo Hospital Veredas para celebrar a parceria firmada com o Hospital Sírio Libanês. O evento lotou uma das salas de cinema do Parque Shopping, nesta sexta-feira (25) e sábado (26).

Nestes dois dias, especialistas médicos das duas unidades apresentaram ao público os protocolos clínicos que se tornarão comuns no atendimento de emergência de ambas instituições hospitalares. Representando a diretoria, a diretora médica do Hospital Veredas, Marta Oliveira, resumiu o sentimento e a importância do momento.
“Para a diretoria do Hospital Veredas, este Simpósio representa um novo início. Todos os dias a gente tem que se reinventar, e esta é a nossa maneira, com uma parceria que busca, principalmente, boas práticas. Então, o que a gente vê neste simpósio é, na verdade, o lançamento de uma forma diferente de se atender em um pronto atendimento, principalmente para o nosso, que vai adotar todos os protocolos clínicos instituídos na emergência do Hospital Sírio Libanês. Ou seja, que o médico que esteja no pronto atendimento médico do Veredas pense e aja exatamente como o médico que está atendendo no Sírio e isto só vai melhorar a qualidade da nossa assistência”, resume a diretora.

Os quatro médicos representantes do hospital paulista: o superintendente de ensino daquela instituição, Luciano Azevedo, os consultores por apresentar o projeto LEAN nas emergências, Felipe Machado e Lilian Gomes, e o renomado médico Fernando Ganem, também fizeram questão de destacar a importância desta parceria.
“Eu vejo a parceria do Hospital Veredas com o Sírio Libanês como uma ótima oportunidade de crescimento de ambas as instituições. Para a gente, cada vez que vamos a algum lugar levando nossas iniciativas de pesquisa, de ensino e mesmo de responsabilidade social, é sempre um momento de aprendizado muito grande, porque existem características específicas de cada local que são incorporadas nas nossas atividades. Sem dúvida é uma grande oportunidade de crescimento para o Sírio, e para o Hospital Veredas também, pela associação com um hospital que é reconhecido nacionalmente como produtor de atividades de ensino e pesquisa de excelência. Como responsável pelas atividades desta área, cada vez mais buscamos parcerias como esta, para expandir nossas atividades de ensino, compartilhar e conviver, que faz parte da nossa missão. Então a gente traz as oportunidades de parcerias para compartilhar educação, compartilhar conhecimento e conviver com novas pessoas, que é super importante para todo mundo”, declara o superintendente.
“Esta parceria com o Hospital Veredas é muito interessante, no sentido de compartilhar conhecimento, formar gente, isto aliado com o que o Sírio Libanês faz. Então, toda a instituição que nós procura querendo compartilhar conhecimento, transmitir experiência, ela é muito bem-vinda, então para a gente foi um prazer receber este convite”, complementa Dr. Fernando Ganem.

Responsáveis por abrir o ciclo de palestras, Felipe e Luciana, registraram suas impressões e ganhos de um evento como este.
“Nós que fazemos o Sírio estamos muito felizes em estar aqui, pelo carinho com que fomos recebidos, e estamos aqui para compartilhar um pouco sobre o projeto Lean das emergências, que abrange quase todos os estados do Brasil, já está atingindo a casa de 59 hospitais em 17 estados e temos ainda mais a desbravar nos próximos anos”, garante Felipe Machado.
“Um evento como este é sempre bom para uma sociedade, principalmente uma sociedade médica, da equipe da área da saúde que sempre precisa incorporar novas metodologias, as vezes vindas de hospitais de excelência igual ao Sírio Libanês. Então assim, inovações, crescimentos vão agregar muito a vocês”, avalia Lilian.

Objetivo alcançado
O primeiro dia trouxe aos participantes emergências cardiovasculares, com apresentação de temas e discussões de casos clínicos, como: AVC diagnóstico, tratamento endovascular, entre outros, sob a condução de médicos das duas unidades. E o encerramento, neste sábado, temas variados, como: desconforto respiratório agudo, embolia pulmonar, crise hipertensiva, sepse, dentre outros.
Médicos palestrantes do Hospital Veredas, o cardiologista Edécio Galindo e o pediatra e gerente de ensino João Lourival de Souza Júnior, além de outros participantes, aprovaram o que viram nestes dois dias de pura troca de conhecimentos.
“É um prazer muito grande, uma alegria estar aqui, porque o Veredas faz renascer um sentimento já tão bem sedimentado na gente que faz parte desta instituição, que se renova a cada dia. E esta parceria com o Sírio vem a engrandecer mais ainda estes novos passos que o Hospital vem dando, em passos largos e seguros. Todos estes protocolos, na emergência, na UTI ou nos andares, leva mais segurança ao paciente, mais rapidez no diagnóstico e tratamento. Estes protocolos trarão benefícios importantes ao paciente e à Instituição, com atendimento de alta qualidade”, considera Edécio Galindo.

“Este evento marca um divisor de águas entre a assistência do Hospital Veredas para a sociedade alagoana, que ao trazer figuras muito representativas do Hospital Sírio para cá, a exemplo dos doutores Fernando Ganem e Luciano Azevedo, para que neste momento a gente possa implantar as mesmas práticas. É de grande valia este evento, ainda mais contando com a presença maciça de médicos e internos de medicina e uma equipe multiprofissional, é uma mostra do que o hospital se propõe a fazer a partir de agora”, declara João Lourival.

Solidariedade
O presidente do Hospital Veredas, Dr. Edgar Antunes Neto, disse que o evento “é um grande momento na história da medicina de Alagoas e deve se mostrar solidário, também, à dor humana”.
Todos os valores arrecadados com as inscrições foram revertidos em cestas básicas e doados a duas instituições que abrigam idosos, localizadas na capital alagoana: os lares Santo Antônio de Padua e São Francisco de Assis. A entrega foi feita pelo chefe de gabinete do Veredas, Marcos Pedroza, e foi considerado um dos momentos especiais do simpósio.
“Eu vejo a mão de Deus, vejo como uma bençãoi para os que estão acolhidos e para vocês aqui que estão ajudando. Não tenho nem palavras, só gratidão a vocês todos”, agradeceu o frei.

Botão Voltar ao topo