LUCIANO BARBOSA: Um câncer em metástase no governo de Renan Filho

Atual vice foi uma péssima decisão na escolha do segundo mandato

Ninguém quer aparecer ao lado do vice-governador suspeito de corrupção

Tem aliado que é tão ruim que até parece inimigo. Para ilustrar esse caso, nem precisamos ir muito longe. É só analisarmos a parceria entre o governador Renan Filho e o vice-governador Luciano Barbosa. Esse “amigo” só tem colocado Filho em maus lençóis. Pensar que o governador dispensou o excelente aliado Fábio Farias como vice para colocar Barbosa chega a gerar revolta. Em compensação a esse deslize, o governador recolocou Farias no Gabinete Civil como forma de remediar a situação.
Barbosa é alvo de críticas de deputados, sejam federais e estaduais. Sem contar do próprio staff de Renan Filho que enxerga no vice-governador um grande embuste. Ele é o tipo que só atrapalha e não ajuda no desenvolvimento do estado. Em setembro, Barbosa, que também é secretário de Educação, foi acusado pelo Ministério Público de Alagoas (MP/AL) de improbidade administrativa. Isso pelo descaso de Barbosa referente a 166 alunos com autismo, que têm que aturar a falta de estrutura do Centro Educacional Wandette Gomes de Castro, localizado em Maceió.
Também em setembro, o vice-governador foi convidado a se explicar, na Assembleia Legislativa, sobre o calote no Escola 10. Os municípios que venceram o Escola 10 esperam há nove meses o pagamento dos R$ 20 milhões. Sem contar os protestos regulares dos motoristas do transporte escolar que sempre cobram seus salários atrasados. A cada manifesto, avenidas são interditadas e estudantes deixam de assistir às aulas.
E setembro parece não ter sido um bom mês para Barbosa. A Operação Cas­murros, deflagrada pelo Ministério Público Federal e Polícia Federal levou à cadeia servidores comissionados da Secretaria da Educação, pasta controlada pelo secretário e vice-governador, Luciano Barbosa (MDB), e também o diretor-presidente da Agência de Modernização da Gestão e Processos (Amgesp), Wagner Morais. A ação identificou desvios de R$ 8,5 milhões.
Em pleno ao mar de lama, Barbosa escolhe o silêncio. Tudo para não estragar sua ambição de se eleger prefeito de Arapiraca nas próximas eleições.

ISOLADO: Luciano Barbosa amarga declínio político

A ausência do governador Renan Filho, de chefes de poderes, de secretários de Estado e de lideranças políticas no tradicional desfile estudantil de 16 de setembro, Feriado Estadual. Emancipação Política de Alagoas, pegou mal para o vice-governador Luciano Barbosa.
Dos 27 deputados estaduais apenas uma deputada compareceu, mostrando o quando o vice-governador e Secretário de Educação está isolado e em declínio.
No palanque oficial da Emancipação, o secretário só contou com a presença da deputada governista Ângela Garrote e de alguns auxiliares. Nenhum chefe de Poder passou por lá nem colegas secretários de Estado, que, pelo visto, resolveram seguir a estratégia adotada por Renan Filho: de afastamento.

Botão Voltar ao topo