EM MACEIÓ: Procon fiscaliza casas de empréstimos nesta terça-feira

O Procon Maceió vai fiscalizar, nesta terça-feira (1º), casas de empréstimos na capital em uma ação proposta pela Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil). O Dia D de Combate ao Empréstimo Abusivo acontecerá no Dia Internacional do Idoso, principal vítima de assédio por parte das empresas. A mobilização nacional envolverá 200 órgãos de Defesa do Consumidor.

Leandro Almeida, diretor-executivo do Procon Maceió, alerta que os idosos fazem parte do público-alvo de propagandas enganosas no segmento empréstimo. “Os idosos são, de forma recorrente, alvo de assédio por parte das empresas que concedem empréstimo consignado e, por inúmeras razões alheias a sua vontade, acabam contraindo empréstimos desnecessários. No Brasil, esta população é geralmente responsável pelo sustento de toda a família, sendo alvo fácil de publicidades abusivas”, disse.

“É fundamental que, antes de contratar um empréstimo, a família converse a avalie a real necessidade de contratação. É interessante também manter uma planilha organizada de despesas e orçamento familiar, o que pode auxiliar para que empréstimos desnecessários não sejam contraídos”, orienta Leandro Almeida.

Para evitar dor de cabeça, o órgão recomenda que os números de telefone sejam cadastrados no bloqueio de telemarketing, serviço oferecido pelo site www.naomepertube.com.br. O banco de dados do sistema é acompanhado pelos Procons, Ministérios Públicos e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em caso de dúvidas, o maceioense pode contar com ajuda do Procon Maceió. O atendimento presencial é realizado na Rua Pedro Monteiro, nº 47, no Centro, ou nos núcleos do Centro Universitário Cesmac, na Rua Iris Alagoense (Farol), na Faculdade Uninassau, localizada na Rua Professor Sandoval Arroxelas (Ponta Verde), e na Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), na Rua Avenida Presidente Roosevelt, no Barro Duro. As informações também podem ser solicitadas por meio do telefone 0800 082 4567ou WhatsApp 988828326. (Secom Maceió)

Botão Voltar ao topo