VOTAÇÃO POPULAR: Deputados alagoanos amargam posições “humilhantes” em ranking

O deputado federal, João Henrique Caldas, conhecido como JHC (PSB), foi considerado pelo prêmio Congresso em Foco 2019, o melhor parlamentar de Alagoas. A categoria levou em consideração o voto popular. Apesar do título “melhor de Alagoas” possa parecer grandioso, na verdade, não é. O alagoano, considerado o deputado federal mais votado do país, obteve apenas 476 votos. JHC amargou a 95ª posição do ranking.

Mas teve piores, como o deputado Marx Beltrão (PSD), que ficou no 173º lugar com 206 votos. Marx, que já foi ministro do Turismo, hoje é o líder da bancada alagoana. A única representante feminina de Alagoas Tereza Nelma (PSDB) conseguiu 276 votos e conquistou a 140ª posição. Outros alagoanos também apareceram na lista: 369º – Nivaldo Albuquerque (PTB), com 34 votos; e 371º – Sergio Toledo (PL), 33 votos.

Arthur Lira (PP), Paulão (PT), Isnaldinho Bulhões (MDB) e Severino Pessoa (PRB) sequer foram citados. Curiosamente, Lira é um dos deputados mais citados pela mídia nacional por ser um dos articuladores do Centrão.

RECONHECIMENTO

Tabata Amaral e Simone Tebet: as mulheres conquistam o Congresso

As duas são conhecidas no Parlamento por não fugirem do enfrentamento político

Maioria na sociedade, minoria no Congresso, as mulheres são as grandes vencedoras do Prêmio Congresso em Foco 2019, na avaliação do júri especializado. O corpo de jurados escolheu Tabata Amaral (PDT-SP) como a melhor deputada do ano e Simone Tebet (MDB-MS) como a melhor senadora, esta pelo segundo ano consecutivo. Com trajetórias de vida distintas, as duas são conhecidas no Parlamento por não fugirem do enfrentamento político, inclusive dentro de seus partidos, terem posições firmes e seguras e militarem na defesa da educação.

A escolha das melhores parlamentares pelo júri foi o ponto mais alto de uma cerimônia que contou com dezenas de deputados e senadores e um público formado por cerca de 400 pessoas. Foram premiados também os melhores congressistas, conforme votação da internet e de jornalistas que cobrem o Congresso, e os que mais se destacaram em três áreas temáticas. O suspense só acabou quando a jornalista Cristina Serra, mestre de cerimônia, anunciou e chamou ao palco do Porto Vittoria Espaço de Eventos os premiados.

Os principais vencedores na votação da internet foram Major Olimpio (PSL-SP), no Senado, e Carla Zambelli (PSL-SP), na Câmara. Entre os jornalistas, os preferidos foram o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ) e o senador Paulo Paim (PT-RS). Os três primeiros colocados foram agraciados com troféus. Os demais premiados receberam certificados.

Botão Voltar ao topo