DETRAN/AL: Órgão disponibiliza reciclagem preventiva para motoristas profissionais

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) disponibilizou na segunda-feira (9), o Curso de Reciclagem Preventiva para motoristas profissionais que exercem atividade remunerada nas categorias C, D ou E, conforme a resolução 723 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A reciclagem pode ser feita nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) na modalidade presencial, ou à distância.

O condutor pode optar por participar do curso preventivo sempre que, no período de 12 meses, atingir de 14 até 19 pontos. De acordo com dados da Chefia de Controle de Infrações do Detran/AL, em Alagoas, 4.087 condutores encontram-se nessa faixa de pontuação. O curso tem a carga horária de 30 horas/aula e contempla as disciplinas de Relacionamento interpessoal, Direção defensiva, Primeiros socorros e Legislação de trânsito.

Depois de concluir o curso preventivo de reciclagem e após aprovação no exame teórico que poderá ser feito nos postos de atendimento do Detran/AL localizados do Shopping Maceió ou Miramar, os pontos serão eliminados do prontuário do condutor.

Como estabelece o CTB, todo condutor que atinge 20 ou mais pontos em 12 meses tem o direito de dirigir suspenso por no mínimo 6 meses e precisa passar pela reciclagem.

Com o Curso de Reciclagem Preventiva o motorista tem a possibilidade de regularizar sua situação antes mesmo de uma suspensão e, desta forma, não ficar todo este tempo da penalidade sem dirigir.

“Esse é um serviço novo que possibilita que o condutor infrator evite atingir 20 ou mais pontos. O nosso objetivo não é penalizar e sim deixar em circulação os bons condutores e retirar os que não estão se adequando às regras de trânsito. Por isso, estamos oferecendo esse serviço destinado aos condutores profissionais, ou seja, os condutores que dependem diretamente da CNH para exercer uma atividade remunerada, como motoristas de caminhões, ônibus e carreta”, destacou o chefe de controle de infrações do Detran/AL, Daniel Celestino.

Daniel esclarece ainda, que o serviço é referente à exclusão da pontuação e não da multa. Para solicitar o Curso Preventivo, os interessados deverão acessar o site www.detran.al.gov.br,emitir a guia do serviço, efetuar o pagamento e procurar um CFC de sua preferência para contratar o curso. Após a conclusão das aulas, o condutor poderá agendar o exame teórico também pelo site institucional da autarquia.

O Detran/AL reforça, que caso opte pelo curso, o motorista não poderá fazer a reciclagem novamente durante os próximos 12 meses. (Assessoria)

Botão Voltar ao topo