AUDIÊNCIA PÚBLICA: Tratamento de pacientes com câncer pelo SUS é tema de sessão

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (Portaria 874/2013) determina o cuidado integral ao paciente oncológico, de forma regionalizada e descentralizada. Estabelece ainda que o tratamento será feito em estabelecimentos de saúde habilitados como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) ou Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).

Unacons e Cacons devem oferecer assistência especializada e integral ao paciente com câncer, atuando no diagnóstico, estadiamento e tratamento. Esses estabelecimentos deverão observar as exigências da Portaria 140/2014 para garantir a qualidade dos serviços de assistência oncológica e a segurança do paciente.

Em Maceió, pacientes oncológicos são atendidos pelo SUS no Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Maceió (Cacon com serviço de Oncologia Pediátrica), no Hospital do Veredas/Fundação da Agroindústria de Açúcar e do Álcool de Alagoas (Unacon exclusiva de Oncologia Pediátrica) e Hospital Universitário Alberto Antunes/Universidade Federal de Alagoas (Cacon).

Alagoas registra mais de 1.300 novos casos de câncer por ano, segundo pesquisa da Sesau, divulgada em 2017. Preocupado com essas estatísticas e com o tratamento de pessoas com Câncer em Maceió, o vereador Cleber Costa marcou para esta sexta (06), às 14h, no plenário Silvanio Barbosa, da Câmara de Vereadores, uma Audiência Pública para discutir sobre o tema, dada a gravidade deste preocupante problema de saúde pública do Município.

Confirmaram presença nesta audiência o procurador-geral do Ministério Público, Alfredo Gaspar; a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas, Isabelle Monteiro Alcântara; o coordenador do Cacon da Santa Casa Aldo Barros; a coordenadora do Cacon do Hospital Universitário, Eliane Novais; Maria José da Silva e a presidente da ONG Mama Renascer, Naydjanara Batista Dos Reis e a presidente da ONG Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas, Maria Helena.

Foram convidados também, mas ainda pendente de confirmação de presença, o prefeito por Maceió Rui Palmeira, o secretário municipal de saúde José Thomaz Nonô, o secretário municipal de assistência social Marcelo Palmeira e a Secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos Maria José da Silva. (Assessoria)

Botão Voltar ao topo