ECONOMIA x SEGURANÇA: Governo Federal estuda implantar usina nuclear em Alagoas

A Folha de S. Paulo informou nesta terça-feira, 3, que o governo brasileiro está estudando a viabilidade de instalação de uma usina nuclear no Nordeste, e Alagoas está entre os locais prospectados.

O anúncio deve acontecer no final do ano quando será apresentado um plano de ampliação do parque nuclear do país em parceria com a iniciativa privada como forma de viabilizar a conclusão de Angra 3 e garantir a oferta firme de energia a partir do Sudeste e do Nordeste.

A Eletronuclear já prospectou mais de 20 locais. Foram consideradas plantas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas, Pernambuco e Sergipe. Vencerá o grupo que tiver maior capacidade de financiamento para arcar com as obras bilionárias.

Quatro grupos estão na disputa: Rosatom (Rússia), China National Nuclear Corporation (China), EDF (França) e Westinghouse (EUA).

O primeiro passo para viabilizar esse plano foi dado no ano passado, quando o governo permitiu que a energia gerada por uma usina nuclear seja despachada a R$ 480 o megawatt-hora, mais que o dobro do valor antes vigente.

Hoje, o país possui duas usinas em operação (Angra 1 e 2) que respondem por cerca de 1,1% da geração nacional de eletricidade. ​Esse movimento de expansão da matriz nuclear ocorre na contramão de nações como Japão e Alemanha, que estão desativando usinas depois do acidente de Fukushima, em 2011. A Alemanha já anunciou que desligará seu parque até 2022. (Redação com agências)

Botão Voltar ao topo