ENTRE OS MELHORES: Marx Beltrão concorre ao Prêmio Congresso em Foco 2019

Outros quatro parlamentares alagoanos também estão na disputa; confira.

Parlamentares que integram uma das legislaturas mais renovadas do Congresso nas últimas décadas passarão pelo primeiro julgamento popular após a eleição. Começou nessa quinta-feira (1º) e vai até 31 de agosto a votação na internet do Prêmio Congresso em Foco 2019. Nesse período será possível escolher aqueles deputados e senadores que melhor representam a população no Parlamento e atuam com mais destaque em três áreas temáticas.

Nesta edição, o deputado federal Marx Beltrão concorre a três categorias: Melhor representante da população na Câmara, melhor atuante em favor da proteção do Clima e Sustentabilidade e melhor atuação em favor da valorização dos bancos públicos.

Outros quatro alagoanos também estão concorrendo, sendo eles os deputados federais JHC (PSB), Nivaldo Albuquerque (PTB), Sérgio Toledo (PL) e a deputada Tereza Nelma (PSDB).

A seleção é feita de forma paralela à votação do júri especializado e à dos jornalistas que fazem a cobertura do Congresso Nacional. Todos os vencedores serão anunciados no evento de premiação em 19 de setembro, no centro de eventos Porto Vittoria, em Brasília. Estão aptos a serem votados apenas aqueles parlamentares que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano e que não respondem a investigações ou acusações criminais.

Como votar

Para participar é preciso preencher um pequeno cadastro. Cada pessoa só pode votar uma vez. Você pode escolher até dez deputados e cinco senadores nas categorias gerais e três parlamentares nas categorias especiais.

Nessas categorias temáticas, pela primeira vez foi feita uma triagem para que delas participem apenas os congressistas que têm efetiva afinidade com o assunto. Isso foi feito por meio de análise da composição das frentes parlamentares, de discursos, apresentação de projetos e demais atuações no Parlamento.

Além dos escolhidos pela votação popular, também serão premiados em 19 de setembro os congressistas mais bem avaliados por outros dois públicos: os jornalistas e o júri especializado. No caso dos jornalistas, a votação ocorrerá entre os dias 5 e 16 de agosto. Votam apenas profissionais dos veículos credenciados no Congresso, desde que não prestem serviços de lobby.

O júri é formado por cinco pessoas. Quatro representando as áreas acadêmica, empresarial, trabalhista e o terceiro setor, além do Congresso em Foco, que costuma atuar como mediador e facilitador.

Botão Voltar ao topo