Como excluir definitivamente o Facebook da sua vida

O Facebook é a rede social mais popular do mundo.

E cada vez mais as pessoas têm transportado os acontecimentos de suas vidas reais para o mundo virtual. Não raramente, isso acaba criando problemas para várias delas, desde término de relacionamentos até processos judiciais, sem contar um suposto aumento nos casos de depressão.

Diante disso, às vezes é necessário sair de determinada social rede para dar uma reorganizada nas ideias. No caso do Facebook, você pode apenas desativar a conta momentaneamente ou excluí-la por completo.

Desativar sua conta momentaneamente vai fazer seu perfil ficar inativo, sem a possibilidade de publicar, receber mensagens, marcações ou nenhum outro tipo de notificação. Veja como desativar sua conta logo abaixo.

Desativando sua conta do Facebook

Para desativar sua conta, siga os seguintes passos:

  1. Clique na seta para baixo, na parte superior à direita da página do Facebook e, depois, em “Configurações”.
  2. Siga o caminho Geral > Gerenciar conta > Desativar sua conta.
  3. Digite sua senha do Facebook e confirme a desativação.

Simples, não? Agora você poderá ter um “descanso” momentâneo e ainda poderá voltar a usar a rede de onde parou (com todos os seus contatos, fotos e postagens) quando estiver com a mente mais tranquila.

Agora, se você teve um problema muito sério e não pretende voltar a usar o mesmo perfil, seja qual for o motivo, então precisará excluir permanentemente a sua conta. Antes, é prudente tomar algumas atitudes.

Realizando backup dos dados da sua conta

Mesmo não querendo mais permanecer no Facebook, que tal salvar alguns dados antes de deixar a rede? É aconselhável fazer isso, pois, além de ser fácil, pode ser importante ter uma cópia, por exemplo, da sua lista de contatos. Para salvar seus dados, faça o seguinte:

  1. Abra as Configurações do Facebook.
  2. Clique em “Suas informações no Facebook” e em “Baixar suas informações”.

Na próxima tela, você terá a opção de escolher quais dados serão baixados para o seu computador, o tipo de arquivo que será criado (HTML ou JSON) e a qualidade de fotos e vídeos. Se optar por HTML, vai poder abrir o perfil normalmente em um navegador. Já o arquivo JSON permite importar dados como a lista de contatos em outros aplicativos, como gerenciadores de email. Agora é só clicar em “Criar arquivo” e salvá-lo em um lugar seguro.

Depois do backup…

Após o backup, é recomendado zerar algumas informações do seu perfil antes de deletá-lo. Veja como:

A) Remova as associações de aplicativos de terceiros da sua conta:

  1. Vá em Configurações.
  2. Clique em “Aplicativos e sites ativos”.
  3. Marque todos e depois clique em “Remover”.

B) Desligue a plataforma de login do Facebook:

  1. Vá em Configurações.
  2. Clique em “Editar” e, depois, em “Desativar”.

Excluindo a conta permanentemente

Agora você está pronto para excluir sua conta de uma vez por todas!

A opção de deletar a conta está em “Configurações”, na aba “Geral”. Clique em “Gerenciar conta” e, depois, em “Solicitar exclusão de conta”; ou simplesmente siga este link e clique em “Excluir conta”.

Botão Voltar ao topo