COCADA CULTURA: Prefeito Cacau entrega espaço para cocadeiras e artesãs da Massagueira

As cocadeiras e artesãs da Massagueira agora contam com um espaço digno e seguro para comercializar os tradicionais doces, como a cocada e a broa. É que a Prefeitura de Marechal Deodoro entregou, na noite dessa quinta-feira (30), o Cocada Cultura – um espaço amplo e construído para dar mais conforto e segurança as profissionais.

O local conta com estacionamento para ônibus de turismo, possibilitando que os turistas possam comprar os doces quando visitam o Litoral Sul do estado. O espaço é dividido em 38 boxes, sendo 30 para cocadeiras e 08 para artesãs, e ainda conta com um palco para apresentações culturais.

O Cocada Cultura fica aberto todo os dias, de segunda a domingo, das 09h às 17h. No local, são comercializados doces a exemplo da cocadas, broa, brasileiras, suspiros, entre outros. Já as artesãs vendem as rendas e bordados mais tradicionais do município como o filé e o crochê.

A presidente da Associação das Cocadeiras, Zuleide Araújo, que atua como cocadeira há 15 anos, contou que as profissionais estão satisfeitas com o novo espaço de trabalho.

“Todas nós cocadeiras estamos realizando um sonho, porque sem dúvida nenhuma é uma nova história, um novo recomeço para nós. Vai melhorar em tudo, teremos segurança, conforto, porque vivíamos a mercê de assalto. E eu já fui assaltada, infelizmente tive essa experiência, e agora estamos com uma nova fase, e só temos a agradecer por isso”, afirmou.

Emocionado, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, falou da emoção de entregar o espaço. Ele ainda conta que o Cocada Cultura foi muito esperado, não só para as cocadeiras e artesãs, mas também para ele.

“Não é só a entrega de uma estrutura física, é o momento que vai mudar a vida de vocês cocadeiras e artesãs. Esse espaço vai dar respeito e dignidade a vocês, que por muitos anos colocavam a vida em risco. Não tenho dúvida que essa obra se torna uma das obras mais importantes da minha vida, mas não só como prefeito, mas como homem, como pai e como deodorense que sou. Muitos não acreditavam, e hoje a reposta está aqui, no brilho dos olhos de vocês”, expôs.

Para acrescer ainda mais a obra, a Prefeitura de Marechal Deodoro contou com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico. A parceria rendeu o trabalho do renomado arquiteto Rodrigo Ambrósio, que realizou um trabalho de apropriação e resgate cultural com as cocadeiras, além das placas de sinalização turística e a marca do espaço Cocada Cultura.

COZINHA INDUSTRIAL

Ainda durante a entrega do Cocada Cultura, o prefeito Cacau assinou a ordem de serviço para a construção de uma cozinha industrial para que as cocadeiras possam produzir os doces no mesmo local, dando também a possibilidade dos turistas acompanharem a produção dos produtos. A obra será entregue nos próximos meses com todos os equipamentos necessários para que as profissionais possam produzir os produtos. A obra da cozinha será realizada totalmente com recursos próprios da Prefeitura de Marechal Deodoro.

“Eu me reuni com elas, e essa foi mais uma demanda apresentada pelas cocadeiras. E por isso, iremos construir essa cozinha para que produzam os doces e vendam no mesmo lugar. A cozinha terá também uma parte de vidro para que a população possa ver a produção e experimentar os doces”, contou o prefeito.

DOCES PARA A MERENDA

Na ocasião, também foi assinado a ordem de fornecimento para que as cocadeiras possam comercializar os produtos para a merenda escolar das unidades educacionais do município. Os doces entrarão no cardápio e terão acompanhamento nutricional, com o intuito de ser um alimento saudável e que garanta o desenvolvimento correto dos alunos.

Botão Voltar ao topo