ATÉ QUARTA: Eleitores irão apontar os candidatos de RENAN X RUI

As peças do tabuleiro do jogo para as eleições municipais de 2020 estão em constante movimento. Rei, Rainha, Cavalo, Torres, Bispos e Peões ainda não estão oficialmente definidos, mas a corrida começou “já faz tempo”.

Pensando nisso, um grupo de políticos encomendou a Francivaldo Diniz, diretor-presidente do Ibrape – Instituto de Brasileiro de Pesquisa, uma profunda pesquisa em Maceió, onde 5 mil pessoas estão sendo entrevistadas e o resultado será apresentado nesta quarta (22).

Estrategicamente os dados coletados vão possibilitar entender o que o maceioense acha do governo do Estado e da prefeitura de Maceió. Ou seja, a avaliação sobre a administração dos dois adversários que comandam as maiores estruturas no campo político e administrativo, o governador Renan Filho (MDB) e o prefeito Rui Palmeira (PSDB).
Nomes como o do vice-prefeito da capital, Marcelo Palmeira, além do deputado federal JHC, o deputado estadual Davi Davino e o de Alfredo Gaspar de Mendonça, procurador-geral de Justiça, entre outros, constam no levantamento. Atuais e possíveis postulantes ao cargo de vereador da capital também entram na pesquisa.

A eleição em Maceió será fundamental para os diversos grupos políticos já visando 2022. É que além da eleição para governador haverá uma vaga em disputa para o Senado.

Há quem aposte, hoje, que Rui e Renan vão entrar nessa corrida como os principais postulantes.
O que também os diferencia neste momento dos demais possíveis adversários – o senador Fernando Collor e o ex-senador Benedito de Lira, por exemplo – é que tocam as suas gestões sem grandes crises e confrontos e ainda sem que enfrentem ou respondam a qualquer processo de corrupção em seus respectivos governos.
Portanto, até lá é preciso profissionalismo, racionalidade, paciência e conquista de adesões.

Botão Voltar ao topo