MUDANÇA DE NOME: Rei Pelé apoia proposta que rebatiza estádio para ”Rainha Marta”

O único estádio utilizado para futebol profissional no Brasil com homenagem a Pelé continua recebendo investidas para mudar de nome. A praça esportiva alagoana receberia o nome de Marta, eleita pela Fifa seis vezes a melhor jogadora do planeta, nascida no município de Dois Riachos, no Sertão de Alagoas. Nesta quinta-feira (16), o rei Pelé surpreendeu o polêmico debate iniciado há 11 anos, ao declarar seu apoio à mudança.

“A Marta é o Pelé de saias. Acho muito justa a homenagem. É uma pena que não poderei fazer uma tabelinha com ela na reinauguração”, brincou ele, em declaração enviada por meio de sua assessoria à Folha de São Paulo.

Tramita na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) um projeto de lei que visa retirar do Trapichão a homenagem feita ao ex-jogador tricampeão mundial com seleção brasileira, eleito o melhor atleta de futebol do mundo. A ideia é do deputado estadual Antonio Albuquerque (PTB) que o Estádio hoje chamando de Rei Pelé seja rebatizado como Rainha Marta, em homenagem à jogadora da Seleção Brasileira.

“A escolha de Pelé para o nome do estádio foi por causa do êxtase no país após a conquista da Copa de 1970. Mas não havia nenhum laço entre o homenageado e o estado. São fatos que devem ser analisados”, afirma Antonio Albuquerque, autor do projeto.

Dirigentes do futebol estadual não são entusiastas da ideia e o governador Renan Filho (MDB) não se manifestou. “Tem um longo caminho para isso [o projeto de lei] percorrer, mas não acredito que vai dar certo [a mudança de nome]. É uma história antiga isso e o pessoal fala muito”, descarta Rafael Tenório, presidente do CSA.

O estádio foi inaugurado quatro meses após a conquista da seleção brasileira do Mundial no México, em outubro de 1970. Mas a construção havia sido iniciada dois anos antes. Pelé participou da primeira partida no campo, entre o Santos e um combinado de atletas de times alagoanos, na inauguração do Estádio Rei Pelé.

Em 2010, ele também fez parte da reinauguração do estádio após reforma. Fora ter disputado partidas amistosas pela Seleção Brasileira, a alagoana Marta nunca atuou profissionalmente no estádio por uma equipe nacional ou local. Seu primeiro time foi o Vasco da Gama. (Folha de SP)

Botão Voltar ao topo