OAB/AL: Colégio Nacional de Presidentes Jovens conta com participação do vice-presidente do CFOAB

Presidentes Jovens das 27 Seccionais do Brasil estão reunidos durante dois dias em Alagoas para participar do Colégio Nacional de Presidentes Jovens. A abertura oficial ocorreu na manhã desta quinta-feira (2) com a presença do vice-presidente do Conselho Federal, Luiz Viana Queiroz. Também participaram da solenidade de abertura o presidente da OAB Alagoas, Nivaldo Barbosa Júnior; a conselheira federal por Alagoas e Coordenadora Nacional de Comunicação da OAB Nacional, Fernanda Marinela; a presidente da Comissão Nacional do Jovem Advogado, Daniela Teixeira; o presidente do Conselho do Jovem Advogado de Alagoas, Pedro Accioly; além de representantes da diretoria da Seccional Alagoas e de outras Seccionais do país.

Em seu pronunciamento na abertura do evento, Luiz Viana Queiroz reforçou que a Ordem vem sendo muito cobrada pela advocacia em demandas exclusivamente voltadas à classe; no entanto, ele ressaltou o papel da instituição também na defesa do estado democrático de direito e da sociedade.

“É fundamental que se perceba que a OAB é uma instituição que tem como pauta principal os problemas e as demandas da advocacia. Mas a OAB não é apenas uma entidade de classe. Temos essa responsabilidade com a pauta classista e seguiremos atuando conjuntamente com as Seccionais do país quando a valorização da advocacia. Somos a única entidade da sociedade civil inscrita na Constituição Federal, com competências públicas, o que nos dá maior responsabilidade, isso fruto de uma história de mais de 85 anos, de construção, de representatividade, de legitimidade e de credibilidade da Ordem dos Advogados do Brasil. E nessa pauta institucional de defesa do estado democrático de direito, da justiça social, dos direitos humanos, o CFOAB tem feito um esforço de estar sintonizado com a classe, mas atuando nessa pauta para a sociedade”, colocou o vice-presidente nacional.

O vice-presidente finalizou desejando que o Colégio Nacional de Presidentes Jovens traga as demandas da advocacia jovem ao Conselho para que juntos possam atuam na solução dos problemas que advogadas e advogados em início de carreira enfrentam no mercado de trabalho. “O Conselho Federal está aqui para dialogar e principalmente para receber de vocês o que consideram os pontos mais importantes para a jovem advocacia. Não há da nossa parte restrições a discussões de qualquer tema”, concluiu.

Na abertura da solenidade, Nivaldo Barbosa Júnior, presidente da OAB Alagoas, destacou o papel do jovem advogado e falou da satisfação em sediar pela primeira vez o evento. “Alagoas está de portas abertas e ficamos felizes em tê-los neste momento. É um dia para boas discussões e vão perceber como representativo está sendo esse momento. O Sistema OAB precisa ser enxergado como uma corporação que cada um tem seu papel fundamental e vocês tem esse papel”, disse o presidente.

Já Daniela Teixeira, presidente da Comissão Nacional do Jovem Advogado, demonstrou a importância do encontro com as lideranças de cada Seccional. “Nós estamos aqui para debater a razão maior da existência da OAB, que é a jovem advocacia. Vocês já são metade da OAB e precisam ocupar esse espaço. Que estejamos unidos num proposito maior que é defender a advocacia jovem, traçar um plano e metas que possam ser levadas ao Conselho Federal da nossa instituição”, acrescentou.

O presidente do Conselho do Jovem Advogado, Pedro Accioly, acolheu os presentes e desejou que os dois dias de trabalho sejam de bastante produtividade. “Desejo que tenhamos dias de boas discussões, que consigamos discutir as melhores pautas, levar para o jovem advogado do interior do menor estado do país soluções para sua vida. A gente sabe que não é fácil a advocacia em início de carreira. Rogo para que possamos tratar as pautas e levar ao Conselho Federal soluções para aqueles que nós representamos”, finalizou.

LANÇAMENTO DO CONVÊNIO PROADV

A Coordenadora Nacional de Comunicação da OAB Nacional, Fernanda Marinela, falou da importância da jovem advocacia para o Sistema OAB e aproveitou a oportunidade para lançar o Convênio firmado pelo Conselho Federal que tem como objetivo auxiliar advogados e advogadas na gestão de escritórios.

“Sabemos que não é fácil gerir um escritório, dar conta de processos e prazos. Essa é uma ferramenta tecnológica que vai auxiliar bastante todos os advogados e advogadas em início de carreira. O convênio celebrado vai proporcionar que nos primeiros seis meses, a jovem advocacia tenha acesso a ferramentas que auxiliando na organização dos seus escritórios”, colocou. (Assessoria)

Botão Voltar ao topo