MAIO AMARELO: SMTT Maceió inicia programação nesta quinta-feira (2)

A partir desta quinta-feira (2), a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), iniciará as atividades educativas da campanha de 2019 do Maio Amarelo. O mês, fundamental para reforçar os trabalhos de conscientização para se construir um trânsito ainda mais seguro, contará com uma programação variada voltada aos pedestres, condutores e ciclistas.

A blitz educativa de abertura da campanha do Maio Amarelo acontecerá das 11h às 13h, em frente à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), na Avenida Governador Afrânio Lages, no Farol. Na ocasião, os condutores e pedestres serão abordados pelas equipes da SMTT e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e alertados sobre os riscos de se comprar produtos diretamente de crianças nos semáforos da capital. A ação alertará ainda sobre os perigos de acidentes e atropelamentos que este público corre ao realizar esta atividade ilegal.

“Atualmente, há muitas crianças trabalhando ou pedindo dinheiro nos semáforos de Maceió, principalmente no trecho da Avenida Leste-Oeste. Vale ressaltar que esta prática é considerada como trabalho infantil e é proibida. Quando o motorista compra um produto ou dá dinheiro para o menor de idade que está trabalhando ilegalmente no semáforo, ele acaba incentivando que a criança continue realizando a atividade no determinado local. Isso faz com que os riscos de acidentes e atropelamentos aumentem na região”, pontuou a diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Juliana Normande.

Maio Amarelo

Com o tema “Me Ouça”, a campanha nacional do Maio Amarelo de 2019 conta com o apoio das crianças, sendo elas os agentes catalizadores de conscientização da conduta dos pais no trânsito.

“Devido ao aumento dos acidentes de trânsito, as escolas perceberam a necessidade de levar ações de educação no trânsito para dentro das salas de aula. Hoje em dia, os pequenos se mostram muito interessados em aprender mais sobre o trânsito nas escolas e sempre repassam o que aprendem aos seus responsáveis. Por isto, este ano, vamos trabalhar com o emocional dos pais, usando como argumento as crianças que pedem para serem ouvidas”, acrescentou Juliana.

Ao longo do mês de maio, a equipe de Educação da SMTT fará diversas atividades lúdicas e informativas, alertando  sempre o público infantil e adulto sobre os perigos no trânsito. É importante a receptividade da população ao participar dessas ações, pois é fundamental que todos entendam o seu papel na construção de um trânsito mais seguro. (Ascom SMTT)

Botão Voltar ao topo