MACEIÓ: Câmara realiza sessão solene para homenagear 317 anos do Exército

Com 317 anos de serviços prestados ao País, o Exército Brasileiro será homenageado pela Câmara Municipal de Maceió, em sessão solene, na próxima terça-feira (30). A sessão acontecerá no Plenário Vereador Silvânio Barbosa, a partir das 9h30, na sede da Casa, em Jaraguá.  Na mesma solenidade, a Câmara vai conceder o Título de Cidadão Honorário ao major da PM, Rodrigo Dionizio Giacomelli. A sessão em alusão ao Exército é de iniciativa do presidente do Legislativo, vereador Kelman Vieira (PSDB). Já o título conferido ao oficial tem como autor o vereador, hoje licenciado, Eduardo Canuto (PSDB).

O Dia do Exército é celebrado em 19 de abril em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 1648, no estado de Pernambuco. Naquele episódio, brasileiros de diversas etnias se uniram para combater, pela primeira vez, a dominação holandesa.

“O brasileiro tem muito orgulho do nosso Exército tendo em vista os relevantes serviços prestados ao país. O EB atua, com relevante participação em campanhas de cunho social e humanitárias, aqui e fora do Brasil. Por tudo isso, tomei a iniciativa de realizar a sessão solene, com aprovação por unanimidade dos meus pares, para homenagear a instituição. Tenho a certeza de que será um encontro bastante significativo”, declarou Kelmann Vieira.

Entre as inúmeras atribuições do Exército Brasileiro, estão as de garantir a lei, a ordem e os poderes constitucionais. Além disso, o EB é responsável, no plano externo, pela defesa do país em operações eminentemente terrestres.

Segundo a própria instituição, existe um plano de visão de futuro que prevê, até 2022, o processo de transformação do Exército que chegará a uma nova doutrina – com o emprego de produtos de defesa tecnologicamente avançados, profissionais altamente capacitados e motivados – para que o Exército enfrente, com os meios adequados, os desafios do século XXI, respaldando as decisões soberanas do Brasil no cenário internacional. (Dicon)

Botão Voltar ao topo