CUIDADO COM O LEÃO: Confira quatro dicas para não cair na malha fina

O fim do prazo para declaração do Imposto de Renda (IR) é só dia 30 de abril, mas não se engane. Deixar para informar seus rendimentos financeiros à Receita Federal na última hora pode resultar em dor de cabeça e “no bolso”. Lembre-se: o leão do IR é muito ágil no ataque.

Segundo o contabilista Allephy Barros, existem quatro dicas infalíveis para o contribuinte não cair na malha fina. A primeira delas é sempre focar nos informes de rendimentos. Nessa categoria estão inclusos rendimentos de instituições financeiras, corretoras de valores e salários.

“O contribuinte também deve declarar o recebimento de pensões, aposentadorias e até distribuição de lucros de uma empresa”, destacou o profissional. No momento de preencher os dados, o contribuinte também pode escolher entre declaração completa ou simplificada.

Essa é a segunda dica. “A diferença entre elas está, basicamente, no percentual de desconto sobre o imposto devido possibilitando assim pagar menos imposto ou restituir mais do valor pago a maior durante o ano”, informou. A terceira dica é prestar muita atenção no preenchimento do Imposto de Renda.

“Os maiores problemas com a malha fina vêm de erros de preenchimento, como: informação em campo equivocado e rendimentos recebidos acumuladamente informados de maneira indevida”, alertou.

E quarta e última dica: não jogue fora suas documentações. “Os documentos de imposto de renda devem ser guardados para consulta pelo período de cinco anos. Além disso, também é recomendável ter o recibo da última declaração de IRPF”.

Sem medo do leão

Um projeto desenvolvido pelo contabilista alagoano Allephy Barros ajuda os que devem preencher a declaração anual do Imposto de Renda de Pessoa Física – IRPF 2019. É pelo Instagram que o profissional dá dicas e tira as principais dúvidas sobre a declaração.

O contabilista esclarece sobre prazos, documentações, obrigatoriedades de envio, entre outros tópicos, de uma maneira didática, prática e com linguagem acessível. Para participar do projeto, basta acessar e seguir o Instagram “@allephy”.

Mais informações
Contato: 82 9916-6981 – Allephy Barros

Botão Voltar ao topo