Mais 60 dias para Renan Calheiros e Romero Jucá

CALHEIROS

Caberá ao ministro Edson Fachin decidir se a Procuradoria Geral da República (PGR) terá mais 60 dias para concluir o inquérito que investiga Renan Calheiros e o ex-senador Romero Jucá, ambos do MDB. A PRG solicitou ao STF o prazo para investigar se os envolvidos têm relação com o recebimento de propina através da Odebrecht. Mesmo com o andamento, o senador alagoano já disse que não acredita na conclusão do inquérito por falta de provas.

DIPLOMAS

Em sessão especial que discute a atuação de faculdades fantasmas em Alagoas, responsáveis pelo “golpe do diploma”, nesta sexta-feira, 22, a deputada Ângela Garrote (PP) disse que, em sua cidade, Estrela de Alagoas, ela mesma botou para correr os “vigaristas” responsáveis por essas instituições. A sessão que acontece na Assembleia Legislativa foi proposta pelo deputado Marcelo Beltrão (MDB), visando buscar soluções para o problema que lesou milhares de estudantes alagoanos.

PINHEIRO I

O deputado federal Marx Beltrão foi enfático na cobrança por respostas da CPRM para os estudos no bairro do Pinheiro. A cobrança do parlamentar foi feita na manhã desta quinta-feira, 21, durante a audiência pública do Senado sobre o “afundamento” do bairro. Marx ainda questionou a fala do presidente Jair Bolsonaro, que imputou à mineração a responsabilidade sobre os problemas enfrentados pela comunidade.

PINHEIRO II

“A comunidade do Pinheiro está amedrontada, com razão, e precisa saber o que vai acontecer com suas casas, se vai ter que morar em outro bairro, se vai haver condições de o governo ajudar a comprar outras casas, ou não, se o bairro vai precisar ser evacuado, ou não” disse Beltrão cobrando posicionamento da Companhia.

PINHEIRO III

O coordenador da equipe de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Thales Sampaio, disse que, a depender de como as estruturas geológicas do Pinheiro estão se movimentando e de outros fatores que serão identificados pelos estudos, os problemas do bairro podem ser solucionados com projetos de engenharia.  “Dependendo de como as estruturas estão se movimentando, se conseguir ver qual é a superfície de cisalhamento preferencial, é possível que, com projetos de engenharia, se consiga parar o movimento”, explicou Thales Sampaio

DIREITOS

Por decisão do Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), pessoas com deficiência e com doenças incapacitantes poderão reaver o direito à concessão do Cartão Bem Legal, para gratuidade nos transportes coletivos da capital. O Pleno reconheceu a inconstitucionalidade parcial da Lei Municipal nº 6.370 de 2015, após uma ação ingressada pela Defensoria Pública de Alagoas e a mobilização da deputada federal Tereza Nelma, junto aos movimentos.

AEROPORTO

Privatizado durante leilão realizado na semana passada, o Aeroporto de Maceió passará a ser administrado pelo grupo espanhol Aena. O secretário Rafael Brito, do Desenvolvimento Econômico e Turismo, que acompanhou o leilão na B3, em São Paulo, comemorou. “É um grande ganho”. Os investimentos previstos, somente no aeroporto de Maceió, segundo Brito, chegam a R$ 411 milhões para os próximos 5 anos.

DOWN

Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a vereadora Silvania Barbosa (PRTB) trouxe ao Plenário da Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira, 21, a necessidade de inclusão social de pessoas com Down. Ela enfatizou que a data tem o objetivo de encorajar o debate da participação de pessoas com a síndrome na sociedade e que cabe a todos compreender as limitações e também a capacidade psíquica e emocional de quem tem a síndrome.

EX-PRESIDENTE

O ex-ministro de Minas e Energia, Moreira Franco e o ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo João Batista Lima Filho foram levados nesta manhã de sexta-feira (22) para a Superintendência da Polícia Federal (PF), na região portuária do Rio, para prestar depoimento. Os dois passaram a noite no Batalhão Especial Prisional da Polícia Militar, em Niterói, na região metropolitana do Rio, onde chegaram quinta à noite depois de serem presos em mais uma fase da Operação Lava Jato no estado do Rio de Janeiro. No mesmo local, desde novembro do ano passado, está preso o ex-governador do Rio Luiz Fernando Pezão.

Botão Voltar ao topo