Ônibus mudam itinerário durante simulado no Pinheiro

A Prefeitura de Maceió já definiu o planejamento para o simulado de evacuação do bairro do Pinheiro, que será realizado no próximo sábado, 16, a partir das 15 horas. Os trabalhos têm caráter preventivo e vão se concentrar nos quatro pontos de apoio definidos pelo plano de ação: terminal rodoviário do Sanatório, estacionamento da Casa Vieira, na rua ao lado da Importadora Veículos e no primeiro ginásio de esportes do Cepa. As quatro áreas vão receber equipes das secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (Semed) e Assistência Social (Semas), que oferecerão apoio aos moradores. A coordenação geral ficará a cargo da Defesa Civil de Maceió.

A coordenação em cada ponto de apoio ficará a cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Ao todo, 48 servidores farão a acolhida dos moradores que saírem das unidades residenciais durante a evacuação. Os profissionais identificados farão a acolhida e o Cadastro de Evacuação – que contém informações básicas para atendimento, como nome, endereço, número de integrantes do núcleo familiar.

Após esta etapa, as famílias receberão os encaminhamentos necessários – a ser avaliado caso a caso – como a ida para os abrigos provisórios (para quem necessitar) e atendimentos de saúde. A Semas terá disponível vans para o transporte dessas famílias para o atendimento de Saúde e para o Abrigo.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar em cada ponto de apoio uma equipe médica composta por um médico, um enfermeiro e dois técnicos, totalizando 16 pessoas. Cada ponto vai receber também quatro equipes de Atenção Psicossocial, composta por dois psicólogos e seis técnicos. Além disso, a SMS terá duas caminhonetes e dois carros pequenos à disposição da população. Todas as equipes de assistência também portarão kits de primeiros socorros.

A atuação da Secretaria Municipal de Educação será de acolhimento dos moradores por meio de profissionais da Educação voluntários. O órgão colocará a disposição ônibus, inclusive adaptados para fazer parte do treinamento.

Segurança e trânsito

Outros órgãos do Município também darão apoio ao simulado no bairro do Pinheiro. A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) vai disponibilizar 252 guardas municipais e 20 servidores da Coordenação de Guardas e bens Apreendidos e Demolição para dar apoio à Polícia Militar. Em uma situação de emergência, o efetivo vai se reunir em três pontos para embarque em direção ao local: na sede da Semscs; na sede da Guarda Municipal; e na Vila Olímpica na Cidade Universitária.

Entre as atribuições, a Semscs vai bloquear vias, demolir imóveis e residências que estejam com risco de desabamento; fazer a segurança dos imóveis enquanto a população não retornar às suas residências e isolar áreas mais afetadas determinadas pela Defesa Civil ou pelo Gabinete de Situação. O efetivo fará também o isolamento das vias e vai apoiar a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar nos desvios do trânsito nas ruas e avenidas.

A SMTT vai utilizar quatro viaturas e oito agentes de trânsito para garantir o apoio viário da operação. As viaturas ficarão localizadas nas ruas Tavares Bastos, Antônio Procópio, Coronel Lima da Rocha e na Praça do Conjunto Divaldo Suruagy. Além destes pontos de bloqueio, as vias que dão acesso à Avenida Fernandes Lima serão interditadas com cones. Os bloqueios acontecerão no sentido Tabuleiro/Centro da Avenida Fernandes Lima, no trecho que vai desde a saída da Rua Tereza de Azevedo até a saída da Rua Miguel Palmeira, no Farol.

Vias interditadas

As vias que dão acesso à Avenida Fernandes Lima e que serão interditadas com cones são: ruas Tereza de Azevedo, Francisco Amorim, Jornalista Vaz Filho, Luiz Rizzo, Antônio Procópio, Pedro de Oliveira Rocha, Taváres Bastos, Clarêncio Jucá, João Barros Pinho, Estatístico Teixeira de Freitas e Coronel Lima Rocha.

Deste modo, os condutores que quiserem sair do Pinheiro em direção à Avenida Fernandes Lima durante o simulado de evacuação, deverão seguir até o final da Rua Professor José da Silveira Camerino, proximo à Junta Comercial de Alagoas.

Além do apoio viário realizado pela SMTT, integrantes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) também participarão da ação, com esquipes posicionadas na saída das ruas Tereza de Azevedo e Francisco Amorim, ao lado do Shopping Farol.

A SMTT alerta que a avenida Fernandes Lima não será interditada durante a execução do Simulado de Evacuação. O tráfego de veículos ao longo desta via será mantido.

Circulação de ônibus

Devido à realização do simulado de evacuação, nove linhas de ônibus que atendem o bairro do Pinheiro terão o seu itinerário modificado. As alterações acontecerão das 14h30 às 16h30.

Confira

LINHA 024 – Sanatório / Centro (via Rotary – Josepha de Melo)

IDA: Terminal da Rotary, Avenida Rotary, Avenida Fernandes Lima, retorna pelo lado oposto da Rua Tereza de Azevedo entrando ao lado da Farmácia do Trabalhador, Avenida Rotary novamente e segue com o seu itinerário normal.

VOLTA: Av. Rotary, Av. Fernandes Lima, retorna pelo lado oposto da Rua Tereza de Azevedo entrando ao lado da Farmácia do Trabalhador, segue pela Avenida Rotary em direção ao terminal.

LINHA 027 – Vila Saem / Centro

IDA: Saindo do terminal do Sanatório, pega a Travessa Belo Horizonte (rua da Unimed), em seguida entra na Avenida Fernandes Lima e segue em direção ao Centro;

VOLTA: Centro, Av. Fernandes Lima, entra na Pitanguinha, passa pela Avenida Fernandes Lima, Gruta, Av. Fernandes novamente, Travessa Belo Horizonte (rua da Unimed) até chegar ao Terminal Sanatório.

LINHA 604 – Ufal / Cruz das Almas

IDA: Avenida Durval de Góes Monteiro, retorno no IBAMA, entrando ao lado do Supermercado Extra (Jardim do Horto), Gruta, Eixo Viário por trás do Hospital dos Usineiros, Avenida Rotary, seguindo o itinerário normal.

VOLTA: Não haverá alteração no itinerário de volta.

LINHA 608 – Gruta / Iguatemi

IDA: Terminal Rotary, Avenida Rotary, seguindo direto pela Avenida Fernandes Lima, deixando de passar no bairro do Pinheiro.

VOLTA: Avenida Fernandes Lima, Pitanguinha, Av. Fernandes Lima novamente, retorna pelo lado oposto da Rua Tereza de Azevedo entrando ao lado da Farmácia do Trabalhador, Av. Rotary e por fim o Terminal Rotary.

LINHA 700 – Sanatório / Ponta Verde (via Jacintinho)

IDA: Saindo do Terminal Rotary, Av. Rotary, Av. Fernandes Lima, retorna pelo lado oposto da Rua Tereza de Azevedo entrando ao lado da Farmácia do Trabalhador, Av. Rotary novamente e seguindo com o seu itinerário normal.

VOLTA: Av. Rotary, Av. Fernandes Lima, retorna pelo lado oposto da Rua Tereza de Azevedo entrando ao lado da Farmácia do Trabalhador, Av. Rotary até chegar ao Terminal Rotary.

LINHA 068 – Colina / Centro (via Poço)

IDA: Ladeira do Calmon, Travessa Belo Horizonte (rua da Unimed), Avenida Fernandes Lima, seguindo com o seu itinerário normal.

VOLTA: Av. Fernandes Lima, Gruta, Av. Fernandes Lima novamente, Travessa Belo Horizonte (rua da Unimed), Ladeira do Calmon, seguindo com o seu itinerário normal.

LINHA 407 – Trapiche / Usineiros (via Gruta)

IDA: Não haverá mudança no trajeto de ida.

VOLTA: Gruta, Eixo Viário por trás do Hospital dos Usineiros, Av. Rotary de onde seguirá com o seu itinerário normal.

LINHA 201 – CIRCULAR 1

IDA: Ladeira do Calmon, Travessa Belo Horizonte (rua da Unimed), Av. Fernandes Lima, seguindo itinerário normal. Durante a realização do simulado de evacuação esta linha não atenderá os bairros da Gruta e Ouro Preto.

LINHA 202 – CIRCULAR 2

VOLTA: Ouro Preto, Av. Fernandes Lima, Travessa Belo Horizonte (rua da Unimed), Ladeira do Calmon, seguindo com o seu itinerário normal. (Secom Maceió)

Botão Voltar ao topo