Vítimas de violência usam o Botão do Pânico em Alagoas

O serviço de monitoramento eletrônico, desempenhado pelo Centro de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP) da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) é um importante aliado para segurança de vítimas de violência doméstica.

A ferramenta é gratuita para os solicitantes e seu uso determinado pelo Poder Judiciário.

Após a decisão judicial, nos casos de réus julgados pela Lei Maria da Penha e que seja determinado que o agressor não possa se aproximar da vítima, o CMEP configura no sistema de monitoramento por GPS de acordo com a distância determinada pelo juiz. O agressor recebe uma tornozeleira eletrônica e passa a ser monitorado. A vítima recebe o “botão do pânico” e em caso de emergência, pode acionar o equipamento, que emite um alerta para que seja socorrida. Atualmente, Alagoas possui 50 dispositivos, nove deles em uso.

Monitoramento 24h

O plantão de monitoramento é ininterrupto. Uma vez acionado, a CMEP entra em contato com a vítima para confirmação do motivo do acionamento chamado. Caso o acionamento ocorra por proximidade do agressor, solicita-se que a vítima que, se possível, tranque a porta do local onde estiver e espere o socorro que será enviado imediatamente.

Após isso, o agressor é acionado também por contato telefônico, informando sua violação e solicitado o afastamento. Caso o monitorado não obedeça a ordem o CMEP solicita a abertura de Boletim de Ocorrência e acompanha o andamento da ocorrência, fornecendo informações das posições às guarnições da Polícia Militar. Em caso de afastamento, há o cancelamento da ocorrência, sendo o agressor monitorado até o afastamento total. Por fim, é realizada uma nova ligação para a vítima informando que o agressor não está mais próximo.

 

Botão Voltar ao topo