Renan Calheiros é visto como provável vencedor na disputa pela presidência do Senado

Começa nesta sexta-feira (1) o mandato dos 54 senadores eleitos ou reeleitos em 2018. O primeiro passo mais importante dessa nova jornada será, a nova composição da casa decidir quem comandará o Senado pelos próximos dois anos.

A princípio, a votação secreta.

O presidente da casa para ser eleito precisa receber no mínimo 41 votos. Além de presidente do Senado também, o candidato eleito também ocupa o cargo de presidente do Congresso Nacional – ele comanda as sessões conjuntas de deputados e senadores.

Nomes conhecidos da política entraram na disputa, inclusive o senador Renan Calheiros, que está no quarto mandato e é o candidato oficial do MDB à presidência da Casa. Além dos “caciques”, novatos também entraram na briga.

Renan já foi presidente da Casa por três períodos e é visto como o provável vencedor na disputa desta sexta.

O partido de Bolsonaro elegeu a 2ª maior bancada da Câmara, com 52 deputados federais; no Senado, porém, são apenas 4 nomes do PSL.

A posse dos novos senadores está marcada para às 15h. Dos 54 senadores que serão empossados, 46 não estavam no Senado no ano anterior. A sessão deve ser rápida porque não haverá discursos de parlamentares.

Para ser eleito no primeiro turno, o candidato precisa receber 41 votos no mínimo. Caso contrário, será realizado um segundo turno entre os dois candidatos mais votados.

Em uma terceira reunião são eleitos os demais cargos da mesa: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes de secretários.

Além de Renan, Alvaro Dias (Podemos-PR), Ângelo Coronel (PSD-BA), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Esperidião Amin (PP-SC), Major Olímpio (PSL-SP), Simone Tebet (MDB-MS) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) disputam o cargo.

Botão Voltar ao topo