Braskem está proibida de extrair salgema no Pinheiro

O governador do Estado, Renan Filho, decidiu, na tarde deste sábado (26), suspender imediatamente, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), as licenças ambientais da Braskem para extração de sal-gema na região do bairro do Pinheiro, em Maceió. O anúncio foi feito em vídeo por meio das redes sociais.

A decisão foi tomada pelo governador após consulta ao Ministério Público Estadual (MPE) e diante da ausência de estudos conclusivos sobre as causas das rachaduras em edificações e do afundamento de solo no Pinheiro.

“Os poços já não estavam mais em operação, entretanto, a partir de agora, não há mais autorização para voltarem a funcionar”, declarou Renan Filho. De acordo com ele, a medida preventiva visa garantir a segurança de quem vive no bairro neste momento.

“É dever de todo governante agir com transparência. O Serviço Geológico do Brasil lista, entre os possíveis fenômenos da instabilidade no solo, a atividade de mineração do sal-gema e a extração de água subterrânea, assim como movimentações tectônicas”, disse Renan Filho.

Como ainda não há consenso sobre as causas e não se tem respostas precisas sobre o fenômeno, o governador afirmou que é preciso agir.

“Vamos continuar monitorando a situação e buscando, junto ao Governo Federal e ao município de Maceió, integradamente, soluções definitivas para o problema”, acrescentou.

Renan Filho garantiu, ainda, que o compromisso dele com o povo alagoano é e sempre será de mantê-lo informado, agindo com transparência e proximidade.

Botão Voltar ao topo