Extração da Braskem pode ter causado buraco gigante embaixo do Pinheiro

A Braskem seria responsável pelos fatores que causaram os tremores do bairro Pinheiro, em Maceió. O deslocamento de terra pode ter sido ocasionado pelo “oco” causado pela extração da salgema. Estudos tentam desvendar as causas do “terremoto”, mas até o momento nenhum culpado foi apontado.

Historicamente, o bairro Pinheiro vem apresentando surgimentos de inúmeras fissuras e afundamentos em moradias e vias públicas. Esses fenômenos se intensificaram após as fortes chuvas de verão, ocorridas em 15 fevereiro de 2018, e o abalo sísmico (tremor de terra) de magnitude 2,4 mR (escala de magnitude regional para o Brasil), no dia 3 de março de 2018, nesta região.

O evento produziu danos significativos, como fissuras, trincas e rachaduras em edificações, ruas e passeios em uma área expressiva do bairro, inclusive com a interdição de diversas moradias.

Um relatório do Serviço Geológico do Brasil recomendou um plano de emergência para atender os moradores do bairro do Pinheiro, que está afundando. O conteúdo do documento foi mostrado no Jornal Nacional de quinta-feira (10).

O documento também pede uma divulgação ampla do que está acontecendo com o bairro do Pinheiro e de todas as medidas adotadas pela Defesa Civil.

Botão Voltar ao topo