Empresas de ônibus solicitam a SMTT reajuste de 13,7% na tarifa

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros – Sinturb pediu um reajuste de R$ 13,7% na tarifa, que hoje custa  R$ 3,65.

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) recebeu o pedido de reajuste para quatro empresas que fazem o transporte urbano de passageiros da capital.

O cálculo da nova tarifa foi baseado na fórmula prevista no edital de licitação, que corresponde a 7,91% de reajuste. A mudança se deve a perda de passageiros para o transporte clandestino, variação do preço do diesel e reajuste salarial dos rodoviários dado acima da inflação,que chega a 6,25%, totalizando 13,7% para reajuste a partir de janeiro.

Em 2017 a média de passageiros foi de 5.737,453, já em 2018 houve uma redução de 3,8% em relação a este ano, o que representa uma média de 221 mil passageiros a menos.

Levando em consideração também que levantamentos do sindicato mostram que o transporte clandestino transporta anualmente na capital uma média de 1 milhão de passageiros.

Segundo Guilherme Borges, presidente do Sinturb, o reajuste anual  é essencial para o equilíbrio econômico-financeiro das quatro empresas que compõem o sistema de Maceió e está previsto no contrato de concessão assinado por elas em 2015..

Após o pedido protocolado junto à SMTT, categoria deve se reunir com o Conselho Municipal de Transportes e o órgão para discutir a proposta apresentada. Ainda não existe data prevista.

Botão Voltar ao topo