Marechal Deodoro ocupa 2° colocação no ranking da transparência em Alagoas

Um levantamento realizado pela Controladoria-Geral da União mostrou a colocação de cada município brasileiro com relação ao nível de transparência exercido pelas gestões.

No resultado da escala Brasil Transparente, Marechal Deodoro se destacou sendo o segundo município em Alagoas e o 36º no Brasil em transparência.

A iniciativa busca verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) nos Estados e em todos os municípios com mais de 50 mil habitantes.

Ao todo, foram avaliados 691 entes federativos e, na metodologia, a principal diferença este ano é que além da transparência passiva (como a gestão publica na internet os dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas, lista de servidores, entre outros), também foi avaliada a transparência ativa (todas as informações de interesse coletivo e geral)

Para o prefeito Cláudio Filho Cacau, esse é o reconhecimento do trabalho sério e comprometido da gestão com os deodorenses.

O controlador-geral do Município Claudivan Almeida atribui essa conquista do município à regulamentação da Lei Federal n° 12.527/18 através do Decreto Municipal n° 25/2018 de 26 de junho de 2018; e à construção do novo Portal de Transparência.

“Com a regulamentação do Decreto e com o novo Portal o município passou a divulgar todas as informações de interesse coletivo e geral, que é a transparência ativa”, disse o controlador.

Botão Voltar ao topo