Eleições TCE: “Manobra” pode emplacar conselheiros substitutos como eleitores

As expectativas sobre as eleições no Tribunal de Contas de Alagoas ainda correm aos ouvidos dos postulantes e articuladores. O resultado da eleição, no entanto, pode ser alterado por uma manobra de última hora.

De acordo com o blog do Jornalista Edivaldo Júnior, na última sexta-feira, 7, o conselheiro Anselmo Brito, protocolou uma solicitação, em regime de urgência, propondo mudanças nas regras do pleito. Ele pediu para autorizar que Conselheiros substitutos também possam votar.

Anselmo seria segundo informações de bastidores eleitor da atual presidente Rosa Albuquerque, que no momento tem uma estimativa de três votos, incluindo o próprio.

Outros 3 votos, seriam do ex-presidente da Casa, Otávio Lessa, e se o resultado da eleição marcada para o próximo sábado for esse,  Otávio ganha, já que o desempate, seria a idade.

Enquanto isso, Anselmo sustenta o pedido de mudança com o argumento de que outros tribunais de contas permitem o voto de conselheiros substitutos, porém, na realidade isso só ocorre em votações que não envolvem os cargos de presidente e vice.

A votação dos substitutos, segundo especialistas, seria possível desde que o regimento interno fosse mudado. Na prática a manobra teria como objetivo manter o comando do Tribunal com a atual presidente Rosa Albuquerque.

Botão Voltar ao topo