Eletrobras alerta consumidores sobre perigos em instalações elétricas natalinas

A Eletrobras Distribuição Alagoas alertou os consumidores para evitar acidentes com eletricidade, e emitiu um guia de ajuda neste período de festas de fim de ano.

Tudo ocorre porque nesta época do ano o uso de lâmpadas pisca-piscas, decoração de natal em lojas, casas e prédios são mais utilizadas.

De acordo com a Eletrobras, antes de iniciar a decoração, é necessário providenciar uma revisão das instalações elétricas para assim evitar possíveis curtos-circuitos. Assim sendo importante sempre que houver dúvidas, consultar um profissional qualificado.

É preciso também observar o estado dos fios decorativos e dos piscas para verificar se há algum fio desencapado ou emendas. Por isso é recomendável, desligar o circuito de energia antes da instalação e ao ligar a decoração. Além disso, não se deve usar os “Ts” e tomar cuidado para não ultrapassar o limite de carga da tomada.

Também é preciso ficar atento ao comprar as luzes e piscas, evitando as que contenham metal, pois este material pode conduzir energia e provocar choques elétricos. Ao sair de casa ou quando for dormir, é preciso desligar a iluminação natalina. É importante sempre adquirir produtos certificados com o selo do Inmetro e em lojas especializadas.

De acordo com o gerente de Segurança da Eletrobras, Rafael Clemente,é necessário atenção ao comprar árvore de Natal, dando preferência às que possuem a etiqueta “resistente ao fogo” e à necessidade de ficar atento a criançada.

“O Natal e a decoração iluminada tornam o período mágico e encantador para as crianças, porém é preciso ter cuidado, pois elas se sentem atraídas pelas lâmpadas e podem sofrer acidentes elétricos”, alertou Rafael.

Botão Voltar ao topo