Marechal Deodoro volta a ser sede administrativa do Estado e se torna a capital de Alagoas

Marechal Deodoro se tornou a capital de Alagoas nesta quinta-feira (15), após receber, toda a estrutura de governo.Fundada em 5 de agosto de 1591 com a denominação de Sesmaria de Santa Madalena do Sumaúma, Marechal Deodoro foi a primeira capital da província de Alagoas, entre 1817 e 1839.

Segundo o governador em exercício, Luciano Barbosa, a transferência do governo para Marechal Deodoro é uma homenagem ao alagoano que “cumpriu uma grande tarefa ao povo brasileiro com a Proclamação da República. Do ponto de vista da política, tudo começou em  Marechal Deodoro”, disse.

O prefeito de Marechal, Cláudio Cacau Filho, afirmou ser um grande orgulho para a cidade poder se tornar sede do Governo de Alagoas nesta data. Ele ressaltou que a partir de agora espera que a capital seja um ponto de visitação turística ainda mais movimentado.

A população compareceu em peso ao evento realizado na cidade na manhã desta quinta. O governador em exercício e o prefeito de Marechal colocaram uma coroa de flores no busto do Proclamador da República e, em seguida, participaram de uma solenidade junto a outras autoridades.

A programação contou com assinatura do documento de transferência da sede do governo e desfile de bandas de fanfarra da cidade.

Botão Voltar ao topo