Antecipação de eleição na Facomar esquenta discussões entre candidatos

A eleição da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca está marcada para o dia 27 desse mês, a antecipação da votação que ocorre normalmente em março, provocou dúvidas à oposição da casa.

Ainda ontem havia sido noticiado em um site, que os associados e membros da atual diretoria haviam se desentendido ao discutir o assunto na sede.

O problema estaria na antecipação das eleições, situação que nunca ocorreu na história da entidade. Segundo Netinho Cavalcante, que representa o grupo da Coesão, e também é presidente do bairro Baixão, não houve nenhum esclarecimento sequer para justificar a data estabelecida.

“Eu fiz um questionamento na assembleia e perguntei qual era o motivo plausível para se adiantar as eleições, e não foi dada uma justificativa. Diante disso estão se colocando algumas candidaturas e surgindo grupos”, explicou alegando que apesar disso, votou favorável a antecipação.

A votação teria ocorrido entre os presidentes, que decidiram a questão antes de recrutar uma comissão eleitoral, que irá iniciar os trabalhos na próxima sexta (16).

O candidato a reeleição que busca conquistar o 3° mandato, Brás Farias, conversou com a reportagem por telefone. De acordo com ele, a eleição segue na “maior harmonia” e desmentiu que tenha ocorrido um bate-boca.

“Tudo dentro do que diz o estatuto, a lei. Antecipar pode, normal, e a gente fez tudo como manda as regras, com assessoria jurídica, está tudo sob controle”, garantiu.

Ele contou que a comissão eleitoral é independente e que não possui relação com nenhum candidato. A comissão segundo ele, teria sido escolhida pelos presidentes das associações através de uma votação.

No entanto, a votação da antecipação teria ocorrido, antes de estabelecer uma comissão eleitoral que irá iniciar os trabalhos na próxima sexta (16).

Segundo a comissão eleitoral, num total de 103 associações, estão aptos a votar apenas 27 presidentes, no entanto como há a possibilidade de que a comissão ofereça um prazo para ajuste de documentação, o número de votantes pode aumentar.

Um integrante da comissão chegou a confirmar que houve discussões a cerca da antecipação. Questionados pelos integrantes, os presidentes alegaram que o motivo da antecipação, seria o afastamento de um secretário.

Até o dia da votação, o que se sabe é que a eleição promete ser uma das mais movimentadas da história da instituição,  já que vários setores da sociedade civil estão empenhados em debater as pautas com os candidatos.

 

Botão Voltar ao topo