Paulão defende venda direta do etanol e critica lobby de distribuídoras

O deputado federal Paulão (PT-AL), fez pronunciamento na tribuna da Câmara dos Deputados na quarta, pedindo urgência na tramitação do projeto de lei que autoriza a venda direta de etanol, da indústria para os postos, sem passar pelos distribuidores.

Para ele, a venda direta do etanol permite que o produto precise de um deslocamento menor para chegar ao destino, o que otimiza a distribuição e diminui o preço final, mas, o lobby das empresas distribuidoras é pesado.

No discurso que fez na Câmara Federal, Paulão disse que participou da reunião sobre a venda direta na Comissão de Defesa do Consumidor e a ficou claro que a obrigatoriedade de comercialização por um distribuidor é prejudicial à economia.

De acordo com Paulão, o projeto que tramita na Casa “otimiza a distribuição e diminui o custo, mas o lobby das empresas distribuidoras, tendo frente um grande produtor, que representa um segmento majoritário, principalmente em São Paulo e Goiás – representado pela Unica (associação de usinas do Centro Sul) – da família Ometto, que já controla uma distribuidora, que é a Esso e a agora compra Shell”, apontou.

Paulão também disse que a proposta que ele defende não acaba com as distribuidoras, mas abre espaço para uma nova modalidade de comercialização.

Botão Voltar ao topo