Multa: Prefeitos terão que pagar mais de R$ 30 mil por poluição do Rio São Francisco

Os municípios de Senador Rui Palmeira e São José da Tapera foram autuados pelo lançamento de esgoto em afluentes do Rio São Francisco, no Sertão alagoano.

As autuações consideradas como grave, foram aplicadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e corresponde a um alto valor que pode chegar até R$ 30.834,75.

Durante a fiscalização, os técnicos também constataram que a água fornecida à população está fora dos padrões de potabilidade. Durante as coletas realizadas em campo, verificou-se, em algumas localidades, a ausência de cloro residual livre na rede de abastecimento de água, evidenciando, assim, a falha em seu tratamento.

Agora, o material recolhido será encaminhado ao laboratório móvel da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), onde serão analisados outros parâmetros (microbiológicos e físico-químicos).

Em Palestina, que abriga pouco mais de cinco mil habitantes, a FPI flagrou esgoto sendo lançado no Riacho Farias, transformado em um foco de contaminação.

Técnicos constataram também que a estação de tratamento de São José da Tapera, por exemplo, nunca recebeu uma gota de esgoto e que todos os dejetos são lançados na Lagoa Caiçara. E quando esta transborda, toda a água contaminada segue para o Rio São Francisco, situação também observada em Senador Rui Palmeira, onde o ponto de despejo é o Riacho Grande, outro afluente do Velho Chico.

Em Carneiros a situação encontrada é parecida. O Município construiu sua própria rede coletora, mas a estação de tratamento também segue inutilizada, com o esgoto correndo a céu aberto.

Botão Voltar ao topo