Período da Piracema: fiscalização flagra pesca irregular e autua pisciculturas no São Francisco

A nona etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco, flagrou, nesta segunda-feira (5), a pesca irregular da piracema no município de Pão de Açúcar. Na ocasião, foi feito o trabalho de conscientização e alerta aos pescadores e ribeirinhos sobre o período de reprodução dos peixes.

Durante a fiscalização foram apreendidas dezenas de armadilhas ilegais feitas de bambu e PVC para pesca irregular de camarão do tipo Pitu com menos 1 centímetro de espaçamento, o que não é permitido, além de quatro redes de pesca fora do padrão estabelecido pelos órgãos competentes.

À frente das ações, Rivaldo Couto, coordenador da equipe aquática da FPI, explica que o período de piracema serve para reprodução natural dos peixes. “Os pescadores só podem pescar com tala de espaçamento vinte milímetros, linha de mão ou vara. Todas as redes estão proibidas. Nesse período, os peixes estão subindo o Rio, por isso fica mais fácil a captura”, explicou enfatizando que a piracema tem início em novembro e só se encerra ao fim do mês de fevereiro.

O pescador que for pego em flagrante com pesca irregular recebe uma multa que pode variar entre R$ 700 e R$ 10 mil, a depender da gravidade da situação e quantidade de peixes capturados, e é preso por crime ambiental.

Duas pisciculturas também foram embargadas durante as ações desta segunda devido à falta de licença ambiental. Cada empreendimento recebeu um auto de infração do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas, no valor de 12,5 mil cada um e tem trinta dias para buscar sua regularização.

Botão Voltar ao topo