Mudança de regras do Enem impactou no baixo percentual de faltantes

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou o menor percentual de faltantes no Enem desde 2009. Foram 24,9%, ou seja apenas 1,4 milhão de estudantes do total de 5,5 milhões de inscritos.

A menor porcentagem de ausentes foi registrada em 2011, quando 26,4% não fizeram as provas. De acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares, a redução das faltas se deve, entre outros motivos, pela mudança nas regras do exame.

Os estudantes isentos que faltarem perderão a isenção no próximo Enem caso não justifiquem a ausência. Na avaliação dele, a logística “funcionou e está funcionando maravilhosamente bem”.

Do total de inscritos, 10,55% até hoje (4), no primeiro dia do Enem não acessaram o cartão de confirmação, que contém o local de prova, o que equivale a 581.892 participantes. Na avaliação do Inep, o acesso foi grande.

As provas tiveram que ser canceladas em dois locais de prova, um em Porto Nacional (TO) e um em Franca (SP) devido a falta de energia elétrica. Segundo o Inep, esses estudantes poderão fazer o segundo o dia de prova normalmente. O Enem será reaplicado nos dias 11 e 12 de dezembro para esses estudantes. Aqueles que forem prejudicados poderão fazer apenas o dia do exame que não conseguiram fazer na data regular.

Botão Voltar ao topo