Tesouro Nacional alerta: “financiamento de U$ 70 milhões para Maceió é armadilha”

O prefeito de Maceió Rui Palmeira está comprometendo as finanças do município. Isso porque o  Tesouro Nacional considerou que o Executivo não tem condições de pagar o financiamento aprovado pelo Senado de US$ 70 milhões da Corporação Andina de Fomento (CAF) para o programa de Revitalização Urbana da capital.

A quantia será para a implantação de tratamento de esgoto, requalificação de drenagem da orla marítima, irrigação automatizada de jardins, saneamento básico e pavimentação.

A manifestação do Tesouro Nacional alegou que o Município não possui capacidade de pagamento elegível à concessão de garantia da União.

Mas, na Justiça Federal, a gestão  tucana conseguiu uma liminar para que o processo de contratação da operação de crédito seja considerada uma avaliação de capacidade de pagamento que não condiz com a capacidade atual das finanças municipal.

Em Brasília, o prefeito Rui Palmeira disse esperar que a matéria sobre o financiamento volte à Presidência da República para que possa assinar o contrato com o banco que vai emprestar o recurso. Vale ressaltar que o prefeito está assumindo uma dívida que não poderá arcar.

 

Botão Voltar ao topo